Muitas vezes as redes 3G nos deixam na mão e, nessas horas, é preciso mais do que nunca ter acesso a uma rede Wi-Fi. Por causa disso, o TechTudo traz uma lista com cinco aplicativos que encontram redes Wi-Fi públicas ou com senhas compartilhadas para você se livrar deste grande inconveniente e ficar sempre conectado. Entre os apps, há o já conceituado Mandic MagiC, além de outros poucos conhecidos. Vamos lá?
O Instabridge que, apesar do nome não tem nenhuma ligação com o Instagram, é um aplicativo gratuito compatível com Android e iOS. Ele encontra redes sem fio próximas a você e e diz a localização, o nome SSID, bem como a velocidade da rede. Além de tudo, ele possui uma interface muito bela e de bom gosto.
Wi-Fi livre por perto com opção para descobrir a senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Tela principal do aplicativo mostra mapa com todos os pontos de acesso Wi-Fi disponíveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
O Mandic magiC, além de ter versões compatíveis com Android e iOS, também pode ser usado no Windows Phone. Além de descobrir redes Wi-Fi próximas a você, ele lhe diz a senha delas. Mas não é nada ilegal. Ele funciona como uma rede social. Os usuários se cadastram nele com o perfil do Facebook e, ao chegarem em algum restaurante ou qualquer outro estabelecimento, eles inserem a senha do Wi-Fi naquele lugar no banco de dados do aplicativo. Assim, quando outras pessoas estiverem por lá, elas não precisarão pedir essa informação ao garçom.
Assim como os dois integrantes anteriores desta lista, o Wi-Fi Finder encontra redes Wi-Fi grátis em lugares públicos. Seu app possui versões para Android e iOS e são todos gratuitos. Ele é capaz de mostrar vários tipos de redes, como públicas, pagas e as com melhor sinal. No caso das redes particulares, há ainda a opção de inserir a senha no app para que outras pessoas possam ver e se conectar.
... idth="695">O Wi-Fi Finder exibe a localização de redes wireless gratuitas e ainda avalia a força de seus sinais (Foto: Divulgação/Google Play)
Assim como o Mandic MagiC, o WiFi Map tem uma pegada mais social. Ele tem os mesmos recursos dos apps listados acima, mas você pode compartilhar a senha da internet de algum lugar, pode compartilhar a localização de redes WiFi com boa velocidade para os seus amigos, bem como adicionar novos pontos com redes abertas. Você pode se cadastrar no app usando a sua conta no Facebook ou Twitter.
WiFi Map tem uma pegada mais social (Foto: Divulgação/App Store)
O diferencial do Free Zone é que ele também é compatível com notebooks. Assim, basta levar seu notebook para algum lugar com redes WiFi próximas e acessar o site do serviço. ele vai listar os locais com redes públicas com maior sinal e se conecta automaticamente a elas, sem que você precise fazer nada. Este aplicativo preza pela facilidade e praticidade. Ele funciona mesmo quando está em segundo plano.
O free Zone possui também interface web para você usar com seu notebook (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)