As ligas de futebol de FIFA 21 já foram confirmadas pela EA Sports e o Campeonato Brasileiro não está incluído na lista. A competição nacional do Brasil será retratada de forma genérica, assim como ocorreu no FIFA 20, e os jogadores que atuam nos times brasileiros também não estão disponíveis. FIFA 21 tem lançamento marcado para o dia 8 de outubro no Xbox One, PlayStation 4 (PS4) e PC, além de ter uma versão adaptada (Legacy) para Nintendo Switch. Posteriormente, o jogo também vai chegar aos consoles Xbox Series X e PlayStation 5 (PS5), que ainda não foram lançados.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: assista ao vídeo sobre a a Copa Libertadores em FIFA 20 a seguir

Para fazer os licenciamentos no Brasil, as desenvolvedoras devem ter acordos diferentes com as federações de futebol, com os clubes e com os jogadores. No Brasil, a CBF tem acordo de exclusividade com a Konami, por isso o PES 2021 tem os direitos de ter o licenciamento das séries A e B do Campeonato Brasileiro.

A EA ainda não confirmou, mas o FIFA 21 deve seguir a mesma linha da edição passada em relação aos times brasileiros. No FIFA 20, o Campeonato Brasileiro foi retratado de forma genérica como “Liga do Brasil” e conteve escudos e uniformes oficiais dos times que não são exclusivos do PES, mas sem os jogadores licenciados. Times que tem exclusividade com a Konami – como Flamengo, Corinthians e São Paulo – não devem aparecer no FIFA 21, nem mesmo na versão da Copa Libertadores do game.

Além disso, não existe acordo da desenvolvedora com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) para ter a licença dos nomes e imagens dos jogadores que atuam no Brasil. Os inúmeros processos judiciais ocorridos no país sobre o uso de imagens dos jogadores é um dos motivos que fez a EA Sports retirar os jogadores dos clubes brasileiros dos jogos da franquia nos últimos anos.

Por outro lado, competições nacionais como a Premier League (Inglater

... ra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha) e Ligue 1(França) terão o licenciamento completo. Além disso, a franquia também conta com a Liga dos Campeões e Liga Europa, da UEFA, e com o retorno da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.

O que você acha de FIFA 20? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo