O Nintendo 3DS e toda sua linha de portáteis tiveram a produção encerrada pela Nintendo recentemente, de acordo com achados de usuários que foram confirmados por um porta-voz da empresa nesta quinta-feira (17). No site japonês da Nintendo, os modelos da linha Nintendo 3DS, como 3DS XL, 2DS, New 3DS, New 3DS XL e New 2DS XL, estão à venda com uma mensagem de "Fora de produção". O portátil também desapareceu do menu da página da Nintendo nos Estados Unidos – detalhe que já havia acontecido com o Wii U quando saiu de linha. Um porta-voz da empresa confirmou ao site GamesIndustry o fim da produção.
Revelado pela Nintendo em 2010 e lançado no início de 2011, o 3DS tinha como principal característica um efeito 3D sem o uso de óculos especiais. A tecnologia era possível graças à tela que enviava imagens diferentes para cada olho e simulava profundidade, normalmente sem a sensação de objetos saírem da display.
O efeito 3D dividiu o público e em alguns jogadores causava incômodo, porém um slider na lateral do portátil permitia diminuir sua intensidade ou desligá-lo. O efeito se tornou melhor nos modelos New 3DS, New 3DS XL e New 2DS, em que o 3D era auxiliado pela câmera do portátil ao acompanhar o movimento dos olhos do usuário.
As vendas totais do portátil chegaram a aproximadamente 75 milhões de unidades, menos da metade de seu antecessor, o fenômeno Nintendo DS, que teve mais de 150 milhões. Ainda assim, o 3DS recebeu mais de mil jogos durante sua vida e vendeu um total de 384 milhões de games.
A saída do aparelho parece dar espaço para o videogame híbrido da Nintendo, o Switch, que f
... unciona tanto como console quanto portátil. O Nintendo Switch já tem mais de 60 milhões de unidades vendidas e pode superar o 3DS ainda esse ano.