As hashtags do Instagram podem aumentar o alcance e visibilidade das publicações na rede social de fotos. Seja para atrair curtidas únicas ou conseguir novos seguidores, é importante utilizar os termos certos para que as hashtags sejam eficazes. Por isso, é vital utilizar palavras-chave que tenham relação com o conteúdo publicado e evitar hashtags que contenham palavras que dão outro sentido à publicação. Confira a seguir seis dicas para aproveitar melhor as hashtags do Instagram.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Pesquisar hashtags relacionadas à foto
Antes de adicionar hashtags a uma publicação ou Stories no Instagram, é importante pensar em quais termos se relacionam ao conteúdo da imagem. Se a publicação contém um produto, serviço, é uma lembrança ou aborda algum assunto específico, é interessante usar hashtags que descrevam perfeitamente a postagem.
Em uma imagem com dicas de organização, por exemplo, pode-se adicionar tags como #organizaçãodecasa, #casaorganizada, #ideiascriativas e outras relacionadas ao tema. Além disso, também é possível usar hashtags de acordo com temas mais gerais ou nichados, como #organização ou #organizaçãodacozinha.
2. Usar a barra de pesquisa do Instagram
Após pensar em ideias de hashtags que combinam com o conteúdo da publicação, é importante pesquisá-las na busca do Instagram. Essa pesquisa mostra quais termos têm maior volume de publicações e, consequentemente, trazem mais visualizações aos posts. A busca também informa se algum amigo segue a tag, assim fica mais fácil escolher quais termos podem aumentar o alcance das publicações no Instagram.
3. Usar ferramentas para encontrar as melhores hashtags
Algumas ferramentas específicas para encontrar hashtags no Instagram podem ajudar os usuários a escolher as melhores opções, que têm mais chances de gerar engajamento nas publicações. A Hashtag Suggestion, da plataforma Later, recomenda termos mais utilizados de acordo com uma hashtag sobre o conteúdo. A ferramenta está disponível apenas para usuários pagos.
Já a ferramenta Sprout Social monitora o volume de utilização das hashtags cadastradas pelo usuário e relacionadas ao principal tema das postagens. O recurso é pago e disponibiliza um teste grátis por 30 dias. Outra ferramenta paga para pesquisar hashtags é a Hootsuite, que permite buscar por diversos termos de uma única vez. Antes de assiná-la, os usuários podem experimentá-la gratuitamente por 30 dias.
4. Evitar usar muitas hashtags na legenda
O Instagram limita o número de hashtags em publicações. É possível adicionar até 30 hashtags na legenda de postagens no feed ou em comentários. Já nos Stories, o usuário pode adicionar, no máximo, dez hashtags. O Instagram impede a publicação de posts que ultrapassam esse limite, então é importante ter cuidado para não usar hashtags demais, e terminar com o alcance da publicação afetado negativamente.
5. Não escrever muitas palavras em uma única hashtag, nem utilizar uma hashtag para cada palavra da frase
Hashtags com muitas palavras são bastante específicas e pouco utilizadas na rede social, então é melhor evitá-las porque podem dificultar o engajamento. Outra técnica "proibida" é adicionar uma hashtag para cada palavra da frase, pois a tag fica sem contexto e não mostra exatamente qual é o assunto da publicação. Por isso, o ideal é usar palavras-chave curtas que definem exatamente os assuntos da postagem.
6. Conferir ortografia da hashtag
Erros de ortografia nas hashtags podem atrapalhar o alcance da publicação. Isso porque termos com palavras escrit
Além disso, vale conferir o significado de hashtags com mais de uma palavra. Como geralmente as tags são escritas em letras minúsculas, algumas vezes duas palavras ficam juntas e confundem a compreensão com um duplo significado. Uma dica para evitar a confusão é utilizar letras maiúsculas no início de cada palavra da hashtag. Outra dica é não adicionar caracteres especiais nas hashtags, como $ e %, pois eles não funcionam nas tags do Instagram.
Instagram: como usar as novas fontes do Stories? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Confira os notebooks com Windows 10 que chegarão ao Brasil até 2016
- Moto G4 Play: aprenda como atualizar o Android
- Como desinstalar o Mozilla Firefox completamente do computador
- Karaoke online: três sites para cantar de graça em casa
- Expectativas CES 2017: possíveis novidades de Samsung, Sony e mais
- The Elder Scrolls Online Blackwood: saiba tudo sobre o novo capítulo do RPG
- É mentira! Três pegadinhas do Google de 1º de abril
- Como configurar o SDR Free Virtual WiFi Router
- Review de Final Fantasy 7 Remake: jogo clássico ganha versão 'perfeita'
- PES 2018: lista traz os bugs mais engraçados do game