O 171, anteriormente conhecido como "1.7.1 Código Criminal", é um jogo parecido com GTA e desenvolvido pelo estúdio brasileiro Betagames Group. Seu conceito é basicamente como seria um game de mundo aberto no estilo da clássica série da Rockstar, mas inspirado no Brasil. Inicialmente projetado para PC (Steam), a desenvolvedora anunciou recentemente que o título chega também para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e Nintendo Switch, além da próxima geração no Xbox Series X e Series S. Por enquanto, ainda não há uma data de lançamento de 171.
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que é 171?
171 começou como um game independente, em 2010, quando integrantes da Betagames Group se inspiraram por modificações não-oficiais de jogos que adicionavam conteúdos brasileiros a títulos. A partir disso, eles começaram a criar seu próprio game, na época "1.7.1 Código Criminal" – porém, o desenvolvimento estava lento e parecia ter encontrado muitos entraves. Muitos usuários que acompanhavam o jogo nas redes sociais achavam que ele não seria lançado. Em 2015, o projeto foi reformulado e atualizado para a Unreal Engine 4 (mesma engine gráfica do PS4 e Xbox One) e ganhou uma versão pré-alpha em 2019.
Veja também: assista ao vídeo sobre como mudar a mira das armas em GTA 5 a seguir
Origem do nome
O nome do game vem de uma expressão que se tornou gíria no Brasil, o "171", visto como alguém malandro ou até criminoso que engana pessoas, referência ao Artigo 171 do Código Penal Brasileiro: crime de estelionato. Esta parece ser outra inspiração do game na série GTA, cujo nome vem do código penal dos Estados Unidos para roubo de carros: "Grand Theft Auto".
Qual a história?
Parte do enredo de 171 já está definido, como o protagonista do jogo Nicolau Souza. Ele é um jovem trabalhador de uma pequena comunidade que vive com seu irmão Rogério, ex-viciado em drogas. A história começa quando Rogério aparece machucado em casa. O personagem revela que seus agressores fizeram isso como um recado para Nicolau e que nunca viu os criminosos na comunidade antes. Durante a narrativa, é possível realizar escolhas que levam o jogador por diferentes caminhos.
Onde o jogo se passa?
O game começa na cidade de Sumariti, um local fictício baseado na cidade de Sumaré no interior de São Paulo. Segundo os desenvolvedores, o mapa será expandido para incluir uma versão reduzida de São Paulo para que possam ter acesso a locais, como praias e aeroportos, que podem não ser tão comuns em cidades de interior.
Como é a jogabilidade?
Trata-se de um game de ação em terceira pessoa como GTA, sem grandes mistérios. Jogadores podem explorar o mapa livremente, brigar com pessoas pelas ruas, criar confusão, roubar carros, entrar em perseguições com a polícia ou gangues rivais e reagir ao atirar com diferentes armas. Há também um nível de personalização de roupas e customização de carros, que são veículos tipicamente brasileiros.
Terá multiplayer online?
A Betagames Group demonstrou interesse em ter um modo multiplayer online em 171, mas pretende focar primeiro em entregar uma boa experiência single-player. De acordo com os desenvolvedores, se o game for bem recebido, será possível utilizar o lucro obtido pela venda dele para financiar a produção de um modo multiplayer online posteriormente.
Financiamento coletivo
Em 2018, a Betagames Group iniciou uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse em que pedia R$ 58 mil
Quando é o lançamento?
Por enquanto, 171 não possui uma data de lançamento e ainda pode demorar alguns anos até que tenha uma previsão. Após a campanha de financiamento coletivo, a Betagames Group mencionou que pretendia lançar uma versão beta do jogo em 2021. Em termos de desenvolvimento, um game passa por fases de protótipo pré-alpha e alpha, uma versão de testes beta, e só então é finalizado como um produto para o público. Uma beta em 2021 poderia significar um lançamento para o ano seguinte ou um pouco depois.
Para quais plataformas ele chega?
No começo, a ideia dos desenvolvedores era publicar 171 apenas para PC por meio da loja digital Steam. No dia 29 de setembro, porém, foi anunciada uma parceria com a produtora brasileira QUByte Interactive, que fará a conversão do game para consoles. A lista inclui PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch, e talvez a maior surpresa: os Xbox Series X e Xbox Series S da próxima geração.
Os requisitos mínimos já foram divulgados?
Por enquanto, o jogo ainda está longe de estar em sua versão finalizada e ter requisitos mínimos para a versão PC. No entanto, há os requisitos mínimos da versão pré-alpha lançada em março de 2020 para apoiadores do projeto. Essas configurações não devem representar o que será a versão final, mas pode oferecer aos usuários uma pequena base do que esperar.
GTA é a franquia de maior sucesso atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Free Fire: dicas e truques para melhorar a mira no jogo da Garena
- Death Stranding: o que esperar do jogo de Hideo Kojima para PS4 e PC
- Relógio sumiu no Windows 10? Coloque de volta à direita da tela
- FIFA 19 x FIFA 18: confira a comparação gráfica entre os games
- Free Fire: como conseguir token cristal branco e trocar por skins
- Sagat e G são apresentados em Street Fighter 5 e lançados nesta semana
- AirPods 3 é esperado para 2021 com 'novo' design, aponta rumor
- Como conseguir armas com munição infinita em Uncharted 4
- Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online
- CS:GO: MIBR estreia contra ENCE na BLAST Pro Series SP; veja calendário