O Google anunciou, na última quinta-feira (15), que usuários e suas conversas do Hangouts serão migrados para uma versão gratuita do Google Chat ainda no primeiro semestre de 2021. A mudança faz parte do processo de encerramento do Hangouts e substituição pela plataforma de mensagens, que hoje é posicionada como uma alternativa a serviços como o Discord e o Slack.
Mesmo com a novidade, recursos tradicionais do Hangouts, como a integração com o Gmail, serão reaproveitados pelo Google Chat. Os usuários do serviço também terão acesso ao histórico de conversas e contatos, além de um app dedicado do Google Chat em substituição ao Hangouts.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Do ponto de vista da usabilidade, a ferramenta terá funções comuns do Hangouts, como suporte a conversas em grupo. No entanto, vai integrar novidades como emojis, sistema de buscas mais rápido e ferramentas superiores para colaboração em edição de arquivos via Internet usando o Google Docs. Além disso, o app vai oferecer novas funcionalidades de segurança, como proteção contra phishing.
O Google não definiu uma data final para que o processo de migração e, consequente, o encerramento do Hangouts seja realizado. A única informação oficial é de que os usuários poderão realizar a migração por conta própria em algum momento do primeiro semestre. De acordo com a empresa, mais informações a respeito de como realizar o processo serão divulgadas com antecedência.
Veja também: como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp
Até que a migração dos usuários ocorra, o processo de encerramento do Hangouts deve se acelerar. Entre os primeiros passos, está o fim do suporte a chamadas por voz usando a ferramenta ainda neste mês. Em novembro, chamadas em g
Outros sinais do fim da linha para o serviço são mais mais específicos, como o fim do suporte a chamadas telefônicas em países da Europa e nos Estados Unidos.
Via Google
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como dividir vídeos do YouTube em capítulos
- SOS Alerts: Google reúne dados do Maps e informações sobre desastres
- Apple estuda devolver dinheiro de quem pagou por troca de bateria de iPhone
- Rainbow Six: criador de cheat pode ter que pagar R$ 100 mil para Ubisoft
- Golpes no WhatsApp e Facebook: ingenuidade é a arma dos criminosos
- Supercapacitor funciona como bateria e carrega em segundos
- Futebol na TV: veja seis modelos de televisão para assistir a jogos
- Mortal Kombat X: saiba como desbloquear luta secreta clássica do MK1
- Painel de Visualização divide tela do Gmail e melhora visual no seu PC
- Prefeitura do Rio vai usar redes sociais para monitorar Rock in Rio