Desenvolvido pelo Airship Syndicate, estúdio liderado pelo quadrinista Joe Madureira e responsável por títulos como Battle Chasers: Nightwar e Darksiders Genesis, o novo game aposta no mesmo modelo de RPG com combates por turnos utilizado em LoL, mas sem os elementos multiplayer do jogo original. O enredo de Ruined King começa logo após o evento das Marés Ardentes, ocorrido em League of Legends.
O jogo é ambientado em duas regiões de Runeterra: na chamada Águas de Sentinela, território repleto de caçadores de monstros marinhos, contrabandistas e gangues provenientes do mundo todo; e nas Ilhas das Sombras, área amaldiçoada por uma assombrosa Névoa Negra que corrompe todos aqueles que a tocam. Há, ainda, outra boa notícia sobre Ruined King: os heróis anunciados para o game – Miss Fortune, Illaoi, Braum, Yasuo, Ahri e Pyke – são campeões já conhecidos e adorados pela comunidade de League of Legends.
O jogo foi anunciado em 2019, durante a premiação Game Awards, e é uma boa oportunidade para apresentar o un
... iverso LoL a quem ainda não o conhece. Além disso, com Ruined King, usuários que já jogam League of Legends podem aprofundar seus conhecimentos sobre o game, desvendando mistérios presentes no enredo original.