O YouTube se tornou a plataforma de vídeos preferida dos brasileiros e atualmente é acessado por 105 milhões de pessoas por mês no país. A quarentena provocada pela pandemia de coronavírus causou diversos impactos na forma como os usuários assistem a vídeos e foi um dos responsáveis por esse aumento de relevância da plataforma. Além disso, 91% das pessoas aumentou o tempo gasto no serviço durante esse período.

Os dados foram divulgados na última quinta-feira (5) durante a sexta edição do evento Brandcast. Essa foi a primeira vez que o YouTube revelou informações sobre o consumo de vídeos no Brasil. Vale ressaltar que a pesquisa Why Video foi encomendada à Talkshoppe pelo Google e realizada em agosto de 2020. O levantamento contou com a participação de mais de 2 mil entrevistados em todo o país.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a pesquisa, o YouTube se consolidou como a plataforma de vídeo que os consumidores não podem viver sem. O levantamento considerou TVs aberta e a cabo, players famosos do mercado e redes sociais, incluindo Netflix, Instagram, Facebook e TikTok. Nesse sentido, os brasileiros apontaram o YouTube como o serviço preferido.

A pesquisa também revelou que a quarentena provocou mudanças na forma como as pessoas assistem a vídeos. Com mais tempo em casa, 91% dos brasileiros passou mais tempo navegando na plataforma e 54% dos entrevistados pretende usar ainda mais o serviço.

Outro recorde quebrado durante a pandemia foi o número de canais com mais de um milhão de inscritos no Brasil, que ultrapassou a marca de 1.800. Além disso, as pessoas começaram a usar mais a TV para assistir a vídeos no YouTube. Atualmente, mais de 40 milhões de brasileiros consomem conteúdos da plataforma pela TV e o tempo de exibição cresceu 120% em relação a 2019.

Por fim, os usuários brasileiros também revelaram seus vídeos preferidos para assistir na plataforma. Entre os entrevistados, 79% procurou conteúdos relacionados a bem-estar, o que gerou um aumento de mais de 40% na média global de visualizações diárias de vídeos sobre meditação. Além disso, 78% utilizou o YouTube para entretenimento, principalmente por conta do fenômeno das lives de música. Muitos usuários também aproveitaram os conteúdos para aprender ou desenvolver novas competências, como culinária e jardinagem. Inclusive, 52% dos entrevistados revelou ter aprendido algo novo pelo YouTube e disse que pretende manter essa habilidade.

Veja também: como colocar vídeo do YouTube nos Stories do Instagram

Novos conteúdos do YouTube Originals

Além de revelar dados exclusivos sobre o consumo de vídeos na plataforma, o YouTube aproveitou o evento Brandcast 2020, para anunciar a chegada de novos conteúdos originais. O YouTube Originals foi lançado no Brasil em 2019, trazendo séries e filmes exclusivos estrelados pelos criadores mais famosos do site.

Em 2021, os usuários poderão assistir gratuitamente a quatro novas produções na plataforma, são elas:

  • Futuro Ex-Porta: um reality show que vai escolher o próximo humorista integrante do canal Porta dos Fundos. O conteúdo estava previsto para este ano, mas precisou ser adiado por conta da pandemia;
  • Whindersson Nunes - Próxima parada 2ª Temporada: na nova temporada da série,
... o humorista e seus amigos vão embarcar em uma viagem por lugares pouco conhecidos do Brasil;
  • Galinha Pintadinha Mini 3ª Temporada: o especial infantil promete entreter e educar as crianças. O conteúdo também estará disponível no YouTube Kids;
  • The Beat Diaspora (Kondzilla): esse é o primeiro conteúdo musical do YouTube Originals do Brasil e estará disponível no canal do Kondzilla. O documentário em formato de série vai falar sobre os diferentes gêneros musicais do Hemisfério Sul.
  • YouTube não carrega vídeos? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



    >>> Veja o artigo completo no TechTudo