Xbox Series X e Series S estão disponíveis no Brasil desde 10 de novembro e trazem uma série de funcionalidades que podem facilitar a vida dos usuários. Capturas de imagens e vídeos em alta resolução, transferência de arquivos de aparelhos antigos, instalação de apps e o novíssimo Quick Resume estão na lista de ferramentas que tornam a experiência de uso dos novos consoles ainda mais completa e robusta. Confira, nas linhas a seguir, todas as maneiras de aproveitar ao máximo as novas plataformas da Microsoft.
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Vale frisar que todos os passos abaixo funcionam tanto para o Xbox Series X (versão mais cara e potente do console, com drive de disco), quanto para o Xbox Series S (opção de entrada da nova geração, com hardware mais simples, SSD menor e sem o drive de disco).
1. Entenda a tela de download de jogos
A tela de download de jogos do Xbox Series X/S segue similar à vista no Xbox One. Nela, é possível conferir a lista de games instalados no aparelho, com a alternativa de usar filtros para organizá-los (por nome, plataforma e data de instalação).
Acesse "Biblioteca completa" para conferir a lista de jogo disponíveis em sua conta. Nesta página, também é possível acessar todos os jogos liberados por Game Pass e EA Play, assim como os títulos baixados pelo programa Games With Gold.
2. Ajuste seu tema e papel de parede
Xbox Series X e S contam com opções de customização da sua tela inicial, com cores diferentes para os ícones, telas de fundo animadas e papéis de parede personalizados. Dá, por exemplo, para importar fotos de um pendrive ou mesmo usar as imagens desbloqueadas a cada nova conquista como wallpaper do aparelho.
Para mudar a aparência do sistema do console, vá até Configurações > Geral > Personalização e confira as alternativas.
3. Configure a qualidade das suas capturas
O Xbox Series X é capaz de fazer capturas de imagens e vídeos em 4K, dependendo da resolução escolhida para o seu aparelho. No Series S, a qualidade das capturas segue a resolução do game executado, que em geral é de 1080p (Full HD).
Para configurar tempo de capturas, qualidade dos vídeos e salvar momentos que aconteceram alguns segundos atrás, toque duas vezes no botão de compartilhamento do Xbox Series para abrir o menu de "Capturar e compartilhar".
4. Habilite o modo de inicialização imediata
Um dos charmes dos Xbox Series X e S é o veloz disco SSD, que permite carregamento muito mais rápido para jogos e outras tarefas no console. Além disso, o novo SSD afeta o tempo de inicialização do Xbox, que pode ser potencializado pelo modo de inicialização imediata.
Com essa função ativada, o seu Xbox Series ficará em estado de suspensão, pronto para iniciar rapidamente a qualquer momento. Esse modo também permite que games sejam baixados enquanto o Xbox repousa. No entanto, é importante notar que essa opção aumenta o consumo de energia, já que o console se mantém com alguns componentes ativos.
5. Instale seus apps favoritos
Além de games, os Xbox Series X e S também têm compatibilidade com centenas de aplicativos que transformam os consoles em uma verdadeira central de mídia. É possível assistir a filmes, séries e documentários utilizando apps como Netflix, Prime Video e Hulu, além de conferir vídeos no YouTube e ouvir músicas e podcasts no Spotify.
Para instalar apps, pressione o botão central e vá até Meus jogos e apps > Biblioteca completa > Apps adquirido
6. Altere a sua resolução
Compatível com 4K, o Xbox Series X requer uma tela com a mesma resolução para exibir os jogos em 3840 x 2160. Ao inicializar o seu aparelho, vá até Configurações > Geral > Opções de TV e vídeo para alterar a qualidade de exibição do console.
Nesta tela, também é possível fazer outros ajustes de imagem, como habilitar HDR e fazer testes para saber se sua TV ou monitor são capazes de rodar os títulos a 120hz e 120 FPS (função limitadas a aparelhos mais modernos e tops de linha).
7. Transfira seus games do Xbox One
Caso seja dono de um Xbox One, a boa notícia é que será possível transferir todos os seus jogos, apps e saves do console antigo para os novos Xbox Series X e S. Isso pode ser feito diretamente pelo Wi-Fi, com a ferramenta de backup dos novos aparelhos.
Vá até Configurações > Sistema > Backup e transferência para iniciar o processo. Note que é necessário manter os dois consoles conectados à mesma rede.
8. Use o novo Quick Resume
Grande novidade para os Xbox Series X e S, o Quick Resume permite que os jogadores troquem de jogo rapidamente, voltando exatamente para a parte em que pararam, sem a necessidade de carregar os títulos do zero.
Para usar o Quick Resume, é importante que você não feche completamente os jogos ao terminar de jogar. Caso contrário, ele precisará ser iniciado novamente. Vale dizer que, por enquanto, a função não é compatível com todos os títulos e apresenta algumas inconsistências em seu funcionamento.
Qual é o melhor jogo de Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple lança iPhone 7 sem saída para fone de ouvido; veja especificações
- Uncharted 4 traz easter eggs de Last of Us, Crash e mais; confira
- Final Fantasy 12 Zodiac Age marca o retorno de um dos melhores da série
- Pr?xima atualiza??o do iOS 8 deve trazer mudan?as nos apps de m?sica
- Falha leva Siri a ler mensagens ocultas sem senha no iOS 11; saiba evitar
- Spotify: cinco curiosidades que você não sabia sobre o streaming
- Como desligar o Wi-Fi Assist no iOS 9 e economizar no plano de dados?
- Saiba as melhores dicas para jogar XCOM 2, sequência de Enemy Unknown
- Vale a pena investir em um ATIV Book 3 da Samsung? Veja prós e contras
- O que o leap second? Saiba o que 'um segundinho a mais' pode provocar