O Compromisso Black Friday de Verdade é uma iniciativa que visa a reconhecer lojas de e-commerce que oferecem descontos reais durante a Black Friday 2020, na próxima sexta-feira (27). Além de preços autênticos, os estabelecimentos se comprometem a respeitar o Código de Defesa do Consumidor e a se comunicar de forma transparente com o público.
A iniciativa foi criada em 2014 pela organização Black Friday de Verdade e chega ao seu sexto ano de atividade com 107 estabelecimentos cadastrados. Lojas de comércio eletrônico famosas como Americanas, Submarino, Shoptime e Amazon são alguns exemplos entre as que firmaram o compromisso.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Lojistas precisam cadastrar suas empresas no site e, caso sejam aprovados, recebem o direito de mostrar o selo “Compromisso Black Friday de Verdade”. Além disso, o projeto promete manter o cadastro de cada loja em avaliação constante e a remover o selo, caso um e-commerce seja alvo de reclamações dos consumidores que demonstrem que ele não respeita algum dos critérios do programa.
Compromisso Black Friday de Verdade
Para ter direito a mostrar o selo em suas lojas, os comerciantes precisam submeter o e-commerce a um cadastro gratuito no site oficial do projeto. Uma análise interna irá considerar se a loja demonstra capacidade de ostentar o selo e, em caso positivo, o comerciante pode mostrar o “Compromisso Black Friday de Verdade” em sua página na Internet.
Para isso, é preciso concordar com três regras obrigatórias: a loja se compromete a praticar ofertas com descontos reais, a respeitar de forma irredutível o Código de Defesa do Consumidor e também a se comunicar de forma transparente com o público. A infração de qualquer uma dessas regras pode ser motivo para remoção do projeto.
Lojas que aderirem à iniciativa ganham uma página dentro do site Black Friday de Verdade. O consumidor é direcionado para o endereço oficial de cada estabelecimento caso queira realizar uma compra.
Participação do consumidor
O site da Black Friday de Verdade também permite que o consumidor avalie as lojas que estão credenciadas no projeto. O processo envolve o preenchimento de um formulário simples a respeito da postura da loja, em que o usuário insere dados pessoais e dá um voto positivo ou negativo a respeito da loja. Ainda há a opção de descrever a ocorrência de um eventual problema.
Caso uma ocorrência negativa seja relatada, a equipe do Compromisso Black Friday de Verdade pode cancelar a participação da loja no programa. Dessa forma, as ofertas são removidas do site e o selo já não pode mais ser exibido na página oficial.
Veja também: Black Friday: cinco dicas para comprar com segurança
Lojas oficiais e lojas participantes
O projeto Black Friday de Verdade tem dois grupos diferentes de lojas. As “lojas oficiais” são formadas por um conjunto de comércios fixos que invariavelmente apresentam ofertas no site. Já o grupo de “lojas participantes” envolve aquelas que optaram por aderir ao programa e estão habilitadas a mostrar o selo, mas não mostram ofertas exclusivas na página do projeto. Ao contrário das oficiais, a lista de lojas participantes pode sofrer alterações com a entrada, ou saída, de lojas.
A variedade de lojas e marcas envolvidas no projeto é extensa. Considerando apenas as lojas oficiais, o consumidor encontra Acer, Americanas, Canon, Renner, Philips, Petz, TNG e uma série de outras.
A variedade é ainda maior no grupo das participantes. Nele, é possível encontrar lojas de nichos mais específicos. O site divide as categorias em e-commerces de pro
Ofertas e extensão
O site mostra ofertas variadas das lojas oficiais, no qual os consumidores podem escolher de acordo com o tipo de produto. Ao clicar em uma das ofertas, a pessoa é direcionada automaticamente para o site oficial da loja responsável pelo desconto.
O projeto também conta com uma extensão oficial de navegador que pode ajudar o usuário a encontrar melhores ofertas durante as compras. Disponível para Chrome e navegadores derivados, o recurso funciona como comparador de preços, além de permitir visualizar o histórico do custo de um produto e encontrar cupons para aplicar na hora do pagamento.
O que você quer que esteja mais barato na Black Friday? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Notebook da Acer é primeiro com novo processador Qualcomm e Internet 5G
- Como mesclar duas páginas no Facebook
- Como tirar print do Xiaomi Mi Box com Android TV
- Como usar WhatsApp com VPN no 3G, 4G e no Wi-Fi
- Como escrever no Word usando a voz com a função ditado
- MacBook Pro 2018 chega ao Brasil com ficha técnica potente; veja preço
- Resident Evil: Revelations 2 e mais cinco jogos são confirmados para PS Vita
- Como consultar locais de voto em trânsito no site do TSE
- Micro e nanorobôs poderão auxiliar em cirurgias, medicamentos e tumores
- Facebook explica como funcionam os vídeos em 360 graus; entenda