Verificar se um site é confiável para comprar na Black Friday é possível com a ajuda da ferramenta "Posso Confiar". A plataforma gratuita identifica se um endereço eletrônico é seguro ou se oferece riscos de phishing para o usuário. O recurso foi desenvolvido pela Axur, empresa de monitoramento e reação a fraudes digitais, para a Black Friday 2020, que ocorre na sexta-feira (27).
Além de contar com a ajuda da tecnologia, é sempre importante ficar atento a outras dicas que podem entregar quando uma loja online se trata de um golpe. Vale checar o CNPJ no site da Receita Federal, ver a reputação no Reclame Aqui e até mesmo os recursos de segurança na página. Confira todas as dicas a seguir.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Como usar o 'Posso Confiar' para verificar sites na Black Friday
O Posso Confiar dispõe de mais de um milhão de sites cadastrados em seu banco de dados, o que permite uma análise rápida para classificar um link como confiável ou malicioso. Assim, a ferramenta pode evitar que o consumidor faça compras em uma página fraudulenta, que simula um e-commerce para roubar dados pessoais.
O lançamento do recurso coincide com a Black Friday deste ano, que deve ser a mais digital da história, segundo previsões especialistas. Esse aumento no número de compras online deve provocar também um crescimento da quantidade de vítimas de phishing em relação ao ano de 2019. Para se ter uma ideia, a Axur registrou um recorde no número de fraudes apenas no primeiro semestre deste ano. Ao todo, foram 20.480 casos de phishing nesse período.
O Posso Confiar atesta a veracidade de uma loja a partir da inserção de uma página qualquer da Internet no campo "Cole o link aqui para verificar". Para isso, basta acessar o site (possoconfiar.com.br), copiar o link suspeito da barra de endereços do navegador e colar na área designada. O recurso irá iniciar a análise e retornará dentro de alguns segundos com uma de três respostas possíveis: confirmação da legitimidade do site, indicação de que a página é fraudulenta ou resultado incerto.
Neste último caso, a ferramenta alerta que o link inserido será submetido a uma análise mais profunda pela equipe da Axur. Além disso, há a opção de inscrever um endereço de e-mail para ser avisado sobre o resultado da verificação. O Posso Confiar recomenda realizar o teste sempre que surgir desconfiança a respeito de um site e, principalmente, antes de fazer login ou compras no endereço suspeito.
Veja também: Quatro dicas para proteger suas informações online
Além disso, outras ferramentas online que também ajudam a detectas links mal-intencionados durante a navegação são o Google Safe Browsing e o Analisador de Links da PSafe (www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/).
Como verificar se uma loja online é confiável
Existem, ainda, outras dicas importantes para verificar se uma loja online é confiável. Primeiro, cheque as informações da loja. De acordo com a lei do e-commerce (7.962/13), todas as lojas virtuais precisam apresentar os seguintes dados para o consumidor: CNPF, razão social, endereço sede da empresa, telefone e-mail ou formulário para contato. Eles devem ficar visíveis na página. Então, desconfie caso o site não mostre esses dados.
Além disso, você pode conferir o CNPJ para saber a situação daquela loja no sit
Com relação à estrutura do site, vale checar se o endereço tem "HTTPS" e está acompanhada de um ícone de cadeado na barra de endereços. Esses recursos garantem que a loja protege suas informações. Por fim, em caso de dúvidas, é sempre melhor não arriscar e procurar outra loja para fazer suas compras.
O que você quer que esteja mais barato na Black Friday? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como importar notas do iPhone para o Evernote
- Tinder Places sugere 'match' a partir de locais frequentados pelo usuário
- Veja como editar vídeos no Windows Phone usando o aplicativo Video Tuner
- Conheça o Candle, aparelho que carrega bateria do celular com água quente
- Conheça os notebooks HP com placa de vídeo dedicada
- Como jogar Pokémon Go, game mobile da franquia
- Como gastar menos tempo em redes sociais com o AutoControle
- Novo notebook da Xiaomi lembra MacBook e pode vir com Core i7
- WhatsApp corrige falha que permite invasão do celular com arquivos MP4
- Cinco principais escândalos que marcaram os esports em 2018