O Google caiu e está fora do ar na manhã desta segunda-feira (14). De acordo com relatos na Internet, serviços como Google Drive e Gmail deslogaram os usuários e apresentam a mensagem "erro 503". Segundo o Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços na web, o problema começou por volta das 8h30 (horário de Brasília) e atingiu um pico de mais de seis mil reclamações. A falha atinge usuários no Brasil, mas a maioria dos relatos são nos Estados Unidos e em países da Europa.
Segundo o quadro de status de serviços da empresa, o Google reconheceu a pane às 8h55, e ela afeta todos os produtos do Google, como o YouTube, Google Meet, Google Forms, Google Keep, Analytics e outros. A companhia informou na página de status, às 9h31, que os serviços estão sendo estabilizados aos poucos, e às 9h52 deu a instabilidade como resolvida: "Tenha certeza de que a confiabilidade do sistema é uma prioridade para o Google, e estamos fazendo aprimoramentos contínuos para tornar os nossos sistemas melhores".
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Usuários foram deslogados sem permissão dos serviços do Google pelo PC, como o Google Keep e o Google Drive. No caso de acesso por aplicativos para celular, o programa apresenta erros variados, como falta de conexão com a Internet, problemas para atualizar a página e o erro 500. Ao tentar logar na conta Google, dá o erro “não foi possível encontrar a sua conta Google”, como se a pessoa não fosse cadastrada no serviço.
A sincronização de contas Google no navegador da empresa, o Chrome, está indicada como “pausada” durante a instabilidade. O YouTube está fora do ar e dá mensagem “conecte-se à Internet” ou erro 503 ao abrir o aplicativo no celular, como se o usuário estivesse sem conexão. Contudo, o acesso ao site de vídeos funciona pela guia anônima do navegador.
O Gmail também está offline e acusa erro 502 ou 500. A mensagem exibida é que o sistema reconhece o erro no servidor, mas não dá mais informações. Segundo relatos da Internet, alguns usuários conseguem acessar a caixa de entrada, mas não conseguem efetuar o envio de e-mails ou receber mensagens.
O Google Drive não permite acessar os documentos no formato de Google Docs, Google Sheets ou Google Slides já armazenados no serviço, e mostra o aviso "não é possível atualizar". Além disso, a plataforma alega que o usuário está offline ao tentar editar ou criar um novo documento, planilha ou apresentação.
A pane do Google traz dor de cabeça para os usuários, já que ferramentas da empresa, como a plataforma de chamadas de vídeo Google Meet e o Google Classroom (ou Google Sala de Aula), são populares no ensino à distância.
O Google reconheceu a instabilidade dos seguintes produtos da empresa:
- Gmail
- Google Agenda
- Google Drive
- Documentos do Google
- Planilhas do Google
- Apresentações Google
- Google Sites
- Grupos do Google
- Hangouts clássico
- Google Chat
YouTube não carrega os vídeos: por quê? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
Quer saber tudo sobre o universo de celulares, aplicativos, eletrônicos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Plasma Mobile é a interface baseada em Ubuntu Touch da KDE
- WhatsApp 'muda' de nome e pode banir usuários sem idade mínima
- Como construir e salvar layouts de bases no jogo Clash of Clans
- Como criar presets no Lightroom pelo celular
- CS:GO: conheça 8 práticas que podem banir jogadores
- UFC, Halo Spartan Strike: veja os melhores jogos da semana para iOS
- Como cancelar uma corrida no Cabify
- Como cortar o áudio em um projeto no iMovie para iPhone
- Facebook fora do ar: instabilidade faz rede social parar de funcionar
- Novo DLC de Zelda: Breath of The Wild já está disponível para download