2020 foi um ano de muitos lançamentos na indústria dos videogames, mesmo com as mudanças e produções atrasadas por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Além do sucesso de grandes games, como The Last of Us Part II e Animal Crossing: New Horizons, o ano também contou com lançamentos de jogos com nomes especialmente esquisitos, como Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r] e Warface. Na lista a seguir, confira os games com títulos mais inusitados lançados nos últimos 12 meses.
Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Warface
Warface é um game desenvolvido e distribuído pela produtora My.games. Do gênero de MMOFPS, o jogo foi originalmente lançado em 2012 para PC, ganhando, mais tarde, versões para Xbox 360, PlayStation 4 (PS4) e Xbox One. Em fevereiro de 2020, o título ganhou uma versão para o Nintendo Switch, e é por isso que está nesta lista. O game de tiro é bastante frenético e pode ser jogado em PvP ou equipe contra equipe.
A indústria de jogos tem milhares de produções com a palavra “War”, que significa “guerra” em português. Em inglês, o termo “Warface” tem uma tradução subjetiva e pode significar um semblante sério e cheio de adrenalina que soldados fazem diante de um inimigo no campo de batalha. Embora tenha certo contexto, o nome não escapou de críticas e questionamentos.
Outro fato engraçado relativo ao termo é que o próprio produtor executivo do game parece ter se confundido com o seu significado. Em entrevista, Cervat Yerli chegou a dizer que o nome mistura os conceitos de “guerra” e “social”. A definição dada por Yerli está longe de ser correta, tendo causado polêmica e reclamações de jogadores.
Depth of Extinction
Depth of Extinction é um jogo de estratégia que foi lançado nesse ano para Nintendo Switch, PS4 e Xbox One. Ele foi desenvolvido e publicado pelo HOF Studios, uma empresa estadunidense. No enredo do game, o mundo foi inundado, e alguns poucos sobreviventes, que vivem em construções submersas, precisam lutar para defender o último governo do mundo e salvar a humanidade de máquinas assassinas.
A história do game, embora não seja tão original, não é o maior problema. É o nome do jogo, no entanto, o que realmente causa estranheza. Em tradução livre, o título se chama algo como “Profundeza da Extinção”. Embora faça sentido ao contexto da narrativa, a expressão soa estranha tanto em inglês, quanto em português.
WarriOrb
WarriOrb é um jogo indie lançado em 2020 para Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam). Desenvolvido e distribuído pela Not Yet, o game é do gênero de ação e coloca o jogador para controlar um demônio, preso em um corpo de guerreiro com formato arredondado.
Depois dessa descrição, o nome da produção foi praticamente explicado. A palavra WarriOrb faz a junção de “Warrior”, “guerreiro” em português, e “Orb”, que significa “esfera”. O trocadilho, apesar de bizarro, é até engraçado e combina com o bom humor do enredo.
Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r]
Under Night In-Birth Exe:Late[cl-r] é um jogo de luta 2D disponível para PS4, PC e Nintendo Switch. Lançado em 2020, o game foi desenvolvido pela japonesa French Bread. Com inspirações em animes, seu enredo se baseia em uma realidade alternativa em que o Japão foi tomado por um estranho fenômeno, que gerou criaturas malignas que precisam ser combatidas.
As curiosidades sobre o jogo começam já na desenvolvedora, que, apesar de japonesa, se chama “Pão Francês”, em tradução do inglês para o português. Além disso, o game tem um nome completamente esquisito e extenso, que parece algum tipo de código de erro de computação. No entanto, a escolha do tí
Dwarrows
Dwarrows é um jogo disponível para PC (via Steam e GOG Galaxy), lançado em fevereiro de 2020 pela Lithic Entertainment. O game é do gênero de puzzle, e envolve construções de cidades em terceira pessoa, com enredo ambientado em mundo fantástico em que elfos e anões construtores precisam erguer casas com a ajuda de recursos da natureza.
O título do jogo causa estranheza e chama a atenção por se tratar de uma palavra completamente incomum na língua inglesa. Além disso, o nome parece juntar "dwarf", que significa "anão", com "arrows", que significa "flechas". A explicação para o termo, porém, é um resgate etimológico feito pela Lithic Entertainment.
Na visão do autor J. R. R. Tolkien, escritor da saga do Senhor dos Anéis, o plural mais adequado para dwarf era "dwarrows". Apesar dessa posição de Tolkien, que era linguista, o editor original dos livros da saga da Terra Média trocou "dwarrows" para "dwarfes", alterando toda a terminologia utilizada até hoje. Para relembrar a palavra usada no inglês arcaico, o jogo ganhou o nome de dwarrows.
Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning
Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning é um jogo desenvolvido pela Kaiko e publicado pela TQH Nordic, disponível para PC, PS4 e Xbox One. O game foi lançado em setembro de 2020 e mistura ação, aventura e RPG. O título tem, também, elementos de fantasia, em um cenário completamente medieval. Elfos, anões, trolls e magia estão presentes na produção.
Esse é, provavelmente, um dos jogos mais conhecidos dessa lista. Ele é baseado em Kingdoms of Amalur: Reckoning, o que dá um indício do porquê da decisão pelo nome estranho. A inserção da palavra “Re” antes de “Reckoning” serve para indicar que o game é uma versão remasterizada. A escolha, no mínimo questionável, dá ao título uma aparência de erro de digitação.
Muitos jogadores que conheciam o jogo anterior ficaram confusos com o novo título, questionando se não seria mais simples adicionar a palavra “remasterizado”, como muitas outras produções da indústria fazem.
Immortals Fenyx Rising
Immortals Fenyx Rising é um jogo para Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PlayStation 5 (PS5), PC (via Epic Games Store e Uplay), Google Stadia e Nintendo Switch. Desenvolvido e publicado pela Ubisoft, ele foi lançado em dezembro de 2020. Inspirado pela mitologia grega, o game coloca o jogador no controle de “Fenyx”, personagem jogável nos sexos feminino e masculino que precisa salvar os deuses do Olimpo de uma maldição.
A produção tem uma curiosidade em relação ao nome: durante praticamente todo o seu desenvolvimento, o projeto foi chamado de “Gods & Monsters”. A Ubisoft, produtora do jogo, chegou até mesmo a apresentar e divulgar o game com esse nome. Contudo, conforme seu lançamento foi se aproximando, a desenvolvedora resolveu alterar o título para o atual Immortals Fenyx Rising.
Embora não seja tão estranho, a reclamação dos jogadores é a de que o nome final é ainda mais genérico do que o anterior. Além disso, houve, também, descontentamento com a grafia de “Fenyx”, nome do protagonista que possui a mesma pronuncia de “Phoenix”, em inglês.
Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Seis apps para usar o Instagram no PC
- Como anunciar na Shopee os produtos do Mercado Livre
- AMD revela super processador de 16 núcleos para bater os Intel Extreme
- Ana, a nova heroína de Overwatch, já está disponível para jogar
- Windows 10 está arruinando transmissões ao vivo com updates; saiba evitar
- BTS World: game da banda K-Pop é o mais baixado do Brasil; saiba jogar
- Netflix mostra novo layout no MWC e explica como s?o feitos seus testes
- Falcon é um computador de bolso com tela touch e 8 GB de RAM
- Como anunciar no Mercado Livre pelo celular
- Skin do Capitão América chega ao Fortnite; veja preço e detalhes