O Google criou uma forma de medir batimentos cardíacos e a frequência respiratória com o smartphone. Para isso, o recurso usa a câmera do celular. Inicialmente a ferramenta deve chegar aos modelos da linha Pixel, que não estão à venda no Brasil, e depois seguir para outros modelos com sistema Android.
Apesar de significativa, a função que passará a integrar o Google Fit já é encontrada com funcionamento semelhante em celulares de fabricantes como a Xiaomi e a Samsung. O recurso já estava em smartphones da gigante sul-coreana nas linhas do Galaxy Note 8 e Galaxy S10, por exemplo. A Xiaomi implementou a tecnologia de cuidado com a saúde do coração em setembro de 2020 ao inserir essa função no app Mi Health.
O aplicativo faz a aferição da frequência respiratória com a câmera. Para isso, o usuário precisa posicionar a câmera frontal para que ela enquadre a cabeça e o peito. Dessa forma, é possível analisar a quantidade de vezes que o tórax subiu e desceu, o que gera o número de vezes que a pessoa respirou por minuto.
Já a frequência cardíaca também conta com a ajuda da câmera, mas dessa vez são as lentes traseiras que captam os sinais. O procedimento consiste em colocar um dedo para que a câmera possa observar a mudança de cor na medida em que o sangue estiver se movimentando pelo dedo.
Vale destacar que os dados obtidos pelo aplicativo Google Fit não contam com a mesma abrangência do que os dispositivos vestíveis, tendo em vista que eles obtêm esses números várias vezes ao longo do mesmo dia e a constância é muito maior. Também é necessário dizer que os resultados não serão considerados em consulta médica, por exemplo, mas são bons indicadores para acompanhar esses sinais na rotina.
Quanto à precisão da aferição, o Google planeja divulgar um artigo científico com os dados obtidos. Mas os estudos foram feitos considerando vários tons de pel
Por fim, ainda não existe uma data específica para a chegada da função nos celulares Android, já que a empresa afirma ser necessário uma grande quantidade de testes nos dispositivos para garantir o mínimo de precisão nos resultados
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- 'YouTuber' entra para dicionário; veja mais palavras tech para 2017
- O que é CEC? Conheça o recurso que sincroniza TVs e periféricos HDMI
- Fortnite: Epic Games libera evento especial de John Wick no jogo
- Como usar a mesma foto de perfil no Instagram e no Facebook
- Apps de segurança falsos para Android são descobertos na Google Play Store
- Câmeras da Sony e GoPro fazem imagens incríveis a 27 km de altura
- Blossgraph
- Ar-condicionado Wi-Fi da Philco vs Midea: compare preço e ficha técnica
- Total de usuários do Snapchat cresce para 173 milhões, mas é pouco
- Como adicionar stickers engraçados em suas fotos com o Photo Grid