Um projeto que busca financiamento no Kickstarter quer levar a impressão 3D de alimentos a um patamar para chef nenhum botar defeito. A Bocusini é uma máquina que utiliza um software open source para criar verdadeiras obras de arte em forma de comida. Beleza e sabor em uma só máquina, animador, não é?
Bocusini pode criar alimentos em 3D das mais variadas formas (Foto: Reprodução/Kickstarter)
Apesar de ainda não terem se popularizado, impressoras que fabricam alimentos não são nenhuma novidade. Já existem modelos que fazem chocolate, pizza e até mesmo pequenas pérolas com sabor de fruta. Mas até o momento esses modelos não haviam consgeuido dar uma forma consistente aos alimentos.
E é aí que entra o grande diferencial da Bocusini: a precisão na hora de dar forma ao alimento. Através de um aplicativo o usuário escolhe o desenho e em poucos minutos a impressora consegue fabricá-lo.
No futuro serão mais de 30 opções de sabores (Foto: Reprodução/Kickstarter)
Além da facilidade de uso, a Bocusini permite um variação extensa dos alimentos utilizados nas criações. A matéria prima é vendida separadamente em forma de cápsulas de 60ml. No primeiro momento serão comercializados apenas os cartuchos de marzipan, chocolate e fudge. No futuro, serão mais de 30 opções de escolha, entre carnes, frutas e produtos lácteos, como queijos e iogurtes.
Outro atrativo da Bocusini em relação aos concorrentes é que todo o projeto é open source. Do software às capsulas, tudo pode evoluir de acordo com a colaboração da comunidade. Modelos de exemplos de desenho podem ser baixados direto no site da empresa.
... g" alt="Sapo de marzipan feito com a Bocusini (Foto: Reprodução/Kickstarter)" height="351" width="695">Sapo de marzipan feito com a Bocusini (Foto: Reprodução/Kickstarter)
A partir de 250 euros (cerca de R$ 870 em conversão direta) já é possível comprar um kit completo da Bocusini, que inclui a impressora 3D com Wi-Fi e sete cápsulas. A previsão de envio é em janeiro de 2016. No preço não estão inclusos o frete ou despesas com impostos, mas eles fazem entregas para o Brasil.