Artifact, jogo de cartas da Valve inspirado no universo de Dota 2, teve seu desenvolvimento finalizado pela empresa. Lançado no final de 2018, o card game chegou a movimentar uma comunidade em suas primeiras semanas, mas viu sua base de jogadores cair dramaticamente em pouco tempo, e agora deixa de ser suportado pela Valve.
No anúncio oficial, feito na página do game no Steam nesta quinta-feira (4), a desenvolvedora revela que Artifact agora é um jogo grátis. Todas as cartas, antes vendidas por dinheiro real no mercado do Steam, ficam liberadas de forma gratuita aos usuários. Quem já possuía decks recebe versões especiais de colecionador das cartas.
Um dos grandes motivos do fracasso do jogo foi seu sistema de monetização confuso, que exigia que os jogadores pagassem por cards para montar decks, os baralhos de cartas do Artifact. Apesar de também contarem com a venda de itens ingame, concorrentes como Hearthstone, Magic: The Gathering Arena e Yu-Gi-Oh! Duel Links oferecem boas opções para obter cards de forma gratuita, permitindo a criação de decks competitivos.
No fim de 2019, ao perceber que as mecânicas e economia do Artifact eram um problema, a Valve tentou um "recomeço", com o agora batizado Artifact Foundry. Apesar de corrigir alguns dos erros, a nova versão seguiu com uma base pequena de players – o que, segundo a própria empresa, não justifica o seu prosseguimento.
Mesmo com o seu desenvolvimento interrompido, o jogo segue dispon�
... �vel para baixar e jogar no Steam, mas sem o lançamento de novas coleções, eventos especiais ou grandes atualizações. Para fazer o download do card game, basta ir na página do TechTudo.