O Kinemaster, editor de vídeo para Android e iPhone (iOS), pode apresentar alguns erros quando o usuário tenta exportar clipes editados no app. A falha, que aparece com a mensagem "Ocorreu um erro ao exportar", pode ter diferentes origens.
No geral, o problema está relacionado às limitações do smartphone ou à incompatibilidade do aplicativo, mas pode ser corrigido com algumas dicas. Como a falha pode ser causada por diversos fatores, a lista a seguir traz as principais soluções para o problema. Confira a seguir seis formas de resolver o erro de exportação do Kinemaster.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Não assistir a vídeos em outro aplicativo
Assistir a vídeos em outro aplicativo enquanto o clipe é exportado pode causar o problema, porque o Kinemaster precisa do hardware de decodificação de vídeo para realizar a exportação. Ao ver clipes em outros aplicativos no modo picture-in-picture, o recurso que o app de edição requer para finalizar o processo fica "travado", o que causa a falha. Para solucionar o erro, o usuário não pode usar outros aplicativos durante a exportação do arquivo e reiniciar o celular antes de tentar o processo novamente.
Desligar a gravação de tela
Ativar o gravador de tela do celular ou algum aplicativo do tipo enquanto o vídeo é exportado pode causar falhas porque os codificadores dos gravadores de tela impedem que o funcionamento dos codificadores do app Kinemaster, usados para armazenar o clipe na galeria do smartphone. Sendo assim, desligue a gravação de tela e verifique se o problema de exportação do Kinemaster foi corrigido.
Atualizar o aplicativo Kinemaster
Outra maneira de resolver o erro de exportação é atualizando o aplicativo para a versão mais recente. A solução pode até parecer simples, mas updates costumam corrigir falhas internas e bugs. Para ter certeza que você tem a versão mais recente do Kinemaster, acesse a Play Store e, no Menu, localizado na parte superior esquerda da tela, toque em "Meus apps e jogos".
Se o app estiver desatualizado, haverá a opção "Atualizar" no canto direito da tela. Toque sobre ela para baixar a nova versão do Kinemaster e, em seguida, verifique se o problema foi resolvido.
Executar análise do dispositivo
Caso o aviso "Codec Init Failed Error" apareça quando a exportação falhar, isso significa que a resolução de edição ou o número de camadas selecionadas para exportar o vídeo é incompatível com o seu smartphone. Para resolver o problema, basta executar uma análise do dispositivo. Para isso, acesse as configurações do Kinemaster (representado pelo ícone de engrenagem) na tela inicial, e vá até "Informações de Capacidade do Dispositivo". Depois, pressione os três pontos verticais localizados no canto superior direito da tela e toque em "Executar Análise Agora".
Vale destacar que, enquanto o procedimento é feito, não se deve acessar outro app. Feito isso, o aplicativo exibirá qual qualidade de exportação dos vídeos apresenta compatibilidade com o seu smartphone. Em teste, a análise do TechTudo durou dois minutos. Após o procedimento, reinicie o celular e verifique se a falha foi resolvida.
Liberar espaço na memória do celular
É possível que o usuário não consiga exportar o vídeo por faltar armazenamento livre no dispositivo. A solução, nesse caso, é tentar liberar espaço na memória do celular. Algumas alternativas são desinstalar apps pouco usados, excluir fotos e vídeos salvos na galeria do celular ou limpar o cache dos aplicativos inst
Para limpar a memória cache de apps, acesse as configurações do dispositivo e procure a opção "Aplicativos". Depois, selecione o aplicativo e toque em "Armazenamento" e, para finalizar, em "Limpar cache". Vale destacar que o passo a passo foi realizado em um dispositivo Samsung e pode variar dependendo da marca do aparelho. Para excluir apps pouco usados, vá até as configurações do smartphone, em seguida, em "Aplicativos" e selecione o app que deseja deletar. Depois, toque em "Desinstalar".
Exportar o vídeo em uma resolução inferior
Alguns celulares não suportam salvar o vídeo em resolução alta, então exportar o clipe em uma resolução inferior ou com taxas de bits mais baixas pode resolver o problema. Para isso, antes de exportar o conteúdo, selecione uma definição de imagem abaixo do que tentou exportar pela primeira vez, ou diminua a taxa de bits deslizando o dedo para a esquerda.
Via Kinemaster (1 e 2), Kinemaster Pro for PC Download e Digitbin
Qual é o melhor editor de vídeos gratuito para Android? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Moto X Force ou Galaxy S6 Edge+: é melhor a tela curva ou a inquebrável?
- Hideo Kojima virá ao Brasil para a BGS 2017
- Aplicativo de yoga: aprenda como baixar e usar o app Daily Yoga grátis
- Apps para Windows Phone: Store Pro, Swift Laucher e outros tops da semana
- Busca por celulares cresce na Black Friday; ranking tem Samsung e Motorola
- Atari ganha versão portátil e console com 101 jogos
- Telegram: veja como reduzir a qualidade de vídeos e poupar sua Internet
- Lista relembra os melhores e piores jogos da série Contra
- Cozinha inteligente: veja seis aparelhos smart à venda no Brasil
- Estudo mostra que iPhone do Brasil é o mais caro do mundo