A Apple revelou, durante a WWDC 2015, os vencedores do Design Awards, prêmio anual oferecido aos aplicativos e jogos com melhor design ou mais inovadores. Entre os premiados há o jump-O, game brasileiro criado por Gabriel Mathias Rocha e Victor Lappas Giménez, da Bytebrushers. É a primeira vez que um app feito no Brasil recebe o prêmio, que começou a ser distribuído em 1996. Confira a lista com os 12 ganhadores de 2015.
Foi o grande vencedor de 2015. O game de quebra-cabeças exige que o jogador encontre figuras à partir de sombras formadas por objetos. Segundo a descrição do app, o usuário “gira objetos abstratos sob luz para descobrir silhuetas reconhecíveis em sombras projetadas, relevantes para o ambiente em volta”. São mais de 80 quebra-cabeças.
Um game educacional que traz um alfabeto interativo. Segundo a Apple, eles levaram o prêmio por sua “imensa criatividade, física convincente, suaves animações e design exploratório, que faz com que os alunos voltem ao game diversas vezes”.
Game brasileiro desenvolvido por Gabriel Mathias Rocha e Victor Lappas Giménez, da Bytebrushers, durante um curso na PUC-PR. O jogo tem arte minimalista, e o usuário controla um círculo em um mundo de quadrados. O objetivo é chegar até a saída da fase e tentar pegar o máximo de estrelas sem morrer.
jump-O, game feito por brasileiros, faturou o Apple Design Awards (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
Único dos 12 vencedores que não está disponível no Brasil. É um app que permite trocar ações entre os próprios usuários, evitando, assim, pagar taxas por cada transação. Tem também um apelo social, obtendo a posição do usuário via GPS. Dessa forma, ele permite que troque ações com pessoas que estão próximas. Possui também extensão para o Apple Watch.
Lembra de Frogger, o clássico game em que o objetivo era fazer um sapo atravessar uma rua (e rios e esgotos) para chegar até o outro lado? Crossy Road pegou a antiga fórmula e a reinventou, criando um jogo com dezenas de personagens e fases “infinitas”.
Um aplicativo de calendário desenhado exclusivamente para o Mac
... -do-autolink-semantico">OS X Yosemite. Segundo a Apple, o prêmio foi dado ao programa devido ao seu “design limpo, riqueza de funcionalidades, velocidade, responsividade, suporte à diferentes línguas e integração ao sistema OS X”.
Affinity Designer (US$ 40,00)
É um programa de edição de imagens para Mac OS X. Voltado principalmente para imagens vetorizadas, o Affinity Designer permite também editar imagens por seus pixels. Faz uso de grande parte dos recursos dos Macs, como Core Graphics, e é otimizado para plataformas de 64 bits e com múltiplos processadores.
Affinity Designer foi um dos vencedores do Apple Design Awards 2015 (Foto: Divulgação/Serif Labs)
Aplicativo disponível para iPhone e Apple Watch, que permite criar mais de 200 ações em diferentes aplicativos dos sistemas. Por exemplo, um atalho que realiza ligações para a pessoa amada, ou um botão que gera um mapa para o café mais próximo. As regras são criadas dentro do aplicativo, que usa os recursos dos sistemas para realizá-las.
É um game que consegue misturar direção e raciocínio. Está disponível para iPhone, iPod, iPad e Android. O jogador deve ordenar para onde cada um dos veículos deve ir, evitando que os novos carros colidam com os anteriores.
É um MOBA, ou seja, game online em que as disputas são realizadas em arenas, similar a jogos como League of Legends e DotA 2. Está disponível para iPhone, iPod e iPad. O app utiliza a biblioteca Metal, voltada para a criação de visuais gráficos, atingindo um nível poucas vezes vistos em dispositivos móveis. Segundo a Apple, o game está entre os vencedores por contar com “gráficos e animações belos e de alta-fidelidade, incrivelmente polidos, e uma experiência imersiva”.
Vainglory, MOBA para iOS também elvou prêmio no Apple Design Awards 2015 (Foto: Divulgação/Super Evil Megacorp)
É um aplicativo de mixagem de músicas, desenhado para iPhone, iPad e Apple Watch. Conta com um visual minimalista e otimizado para cada um dos dispositivos, mas ainda assim com recursos completos para a edição dos sons.
Ao lado de jump-O, Elementary Minute foi o outro aplicativo desenvolvido por estudantes premiado no Apple Design Awards 2015. É um quizz game, mas com ritmo acelerado e design clean, legível e consistente. Tem dois modos de jogo: disputa que dura um minuto e outra de cinco segundos. Está disponível para iPhones e Apple Watch.