Filmes indicados ao Oscar 2021, que acontece neste domingo (25), estão sendo utilizados por criminosos para espalhar arquivos maliciosos pelo computador e celular. A ação aproveita o interesse do público em assistir aos filmes indicados ao prêmio, especialmente na categoria de Melhor Filme, para aplicar golpes de phishing. Os criminosos oferecem links que prometem disponibilizar os longas-metragens na íntegra de forma gratuita, com a finalidade de roubar dados bancários das vítimas e disseminar malwares.
A prática foi descoberta pela empresa de segurança cibernética Kaspersky, que encontrou diversos sites maliciosos de streaming aplicando os golpes. Segundo os pesquisadores, os criminosos utilizam como isca os títulos indicados à categoria de Melhor Filme do Oscar 2021: "Judas e O Messias Negro", "Mank", "Minari: Em Busca da Felicidade", "Nomadland", "Bela Vingança", "Som do Silêncio", "Meu Pai" e "Os 7 de Chicago".
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
De acordo com a Kaspersky, os criminosos liberam os primeiros minutos de cada longa-metragem para atrair as vítimas. Para ter acesso ao restante do filme, é preciso preencher um formulário com seu endereço e seus dados bancários. Em seguida, o usuário recebe a cobrança, mas o filme completo não é liberado.
Outra prática utilizada pelos criminosos consiste em disponibilizar para download arquivos falsos que imitam os filmes do Oscar, mas que na verdade são malwares. A empresa detectou cerca de 80 arquivos maliciosos, sendo a maioria deles relacionados aos filmes "Bela Vingança", "Os 7 de Chicago" e "Judas e o Messias Negro" — os três totalizam 70% dos golpes analisados.
Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, grandes eventos da indústria cinematográfica, como o Oscar, podem alavancar o interesse dos golpistas.
"Os cibercriminosos sempre tentam monetizar o interesse dos usuários em várias fontes de entretenimento, incluindo filmes. Atualmente, as pessoas estão aderindo mais aos serviços de streaming, que são mais seguros. Mesmo assim, os filmes servem como atração para os cibercriminosos espalharem páginas de phishing e e-mails de spam"
Como se proteger?
A Kaspersky recomenda que os usuários chequem a autenticidade dos sites antes de preencher dados pessoais para assistir ou baixar filmes, fornecendo essas informações somente em páginas de serviços de streaming extremamente conhecidos e confiáveis. Também vale conferir o endereço URL da página e a ortografia do nome da empresa e do conteúdo da página.
Ao fazer o download de filmes, a empresa diz que é preciso prestar atenção nas extensões que estão sendo baixadas. Segundo a companhia, um arquivo de vídeo nunca terminará em extensões ".exe" ou ".msi", por exemplo, que podem indicar um arquivo falso comprometedor.
Veja também: Como remover vírus em um celular Android
Oscar 2021
A premiação do Oscar 2021 acontece neste domingo (25), com transmissão ao vivo pelo Globoplay a partir das 20h e pela TV Globo. A cerimônia acontecerá, pela primeira vez, de forma virtual, realizada em diversos locais além dos Estados Unidos, como Londres e Paris. Vários dos filmes indicados estão disponíveis para assistir em streamings como Netflix, Amazon Prime Video e Google Play, além dos cinemas.
Qual é o melhor serviço de streaming? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como tirar print no celular com o botão Home do Android
- Headsets para HoloLens podem ser produzidos pela Asus, diz site
- Canva Pro vale a pena? Veja preço e recursos do editor
- Pokémon Alpha Sapphire/Omega Ruby: veja como criar uma base secreta
- Red Dead Redemption 2 Online: beta do modo ganha data de lançamento
- Steam: política permite que jogador peça reembolso por qualquer motivo
- Snake Stand: conheça a evolução do ‘pau de selfie’
- Shadow of the Tomb Raider: jogamos a aventura final da origem de Lara
- SanDisk lança pendrive tipo 'HD externos sem fio' que usa wireless
- Snapchat copia modelo de negócio do Facebook com anúncios e login