A Siri, badalada assistente virtual da Apple, teve uma atenção especial durante a apresentação do iOS 9, durante a WWDC. Além de um novo visual, o recurso promete ficar mais inteligente e se tornar capaz de dar melhores sugestões ao usuário, integrando-se melhor ao novo sistema. Se você está afim de saber tudo o que vem por aí, o TechTudo preparou um especial com todas as mudanças da Siri no iOS 9.
iOS 9: saiba quais aparelhos são compatíveis com o novo sistema
De cara nova
Para marcar a renovação da Siri no iOS 9, a Apple decidiu fazer algumas mudanças na interface do recurso. Na parte inferior da tela, a assistente apresentará uma nova animação mais colorida sempre que estiver reconhecendo a fala do usuário, substituindo as linhas simples da versão atual.
As alterações da Siri incluem ainda pequenas modificações no botão de microfone da assistente e nas janelas interativas para salvar lembretes e outras ações. No mais, a Siri segue as mesmas linhas apresentadas desde o iOS 7.
Proatividade: Siri sempre pronta
Uma das grandes evoluções na inteligência artificial por trás da assistente pessoal da Apple será a sua capacidade de entender o contexto em que o usuário está inserido. Em outras palavras, a Siri será capaz de estudar os seus hábitos, as suas ações naquele momento e saber responder com mais precisão o que você deseja.
Por exemplo, se o dono do smartphone está acostumado a ouvir musica em um determinado horário, a assistente virtual da Apple será capaz de mostrar uma playlist quando um fone de ouvido for conectado ao aparelho. O mesmo ocorrerá ao receber um e-mail com detalhe de um evento ou local, que poderão ser adicionados automaticamente ao calendário sempre que a assistente for ativada.
Outra parte que ganhará uma integração é o aplicativo de chamadas do iOS, onde a assistente funcionará como um identificador de números telefônicos. A análise contextual da Siri funcionará ainda em outros aplicativos, como o de mensagens, no qual a assistente poderá importar informações para um lembrete mais rapidamente. Ou seja, a Siri vai ser mais rápida e mais precisa para usuário.
Mais eficientes ao pesquisar fotos
Quer achar uma foto específica de uma viagem? A nova Siri promete trazer uma busca mais eficiente no aplicativo de Fotos do sistema. Por exemplo, é possível pedir para que a assistente mostre “Fotos da viagem a São Luiz em outubro de 2011?. Após processar a informação, o hub de fotografias do iOS será aberto com todas as imagens que se enquadrem naquele quesito.
Lembrete por localização
Siri “Now”
A Siri ganhará ainda uma central muito parecida com o Google Now, sendo encontrada à esquerda da tela inicial, tal qual o assistente do Google. Nesta parte, o usuário poderá encontrar contatos sugeridos pela Siri, informações que podem ser do seu interesse, notícias, placares e outros.
A janela da Siri deverá ser bastante integrada com o Spotlight, o recurso de busca do iOS, fazendo pesquisas na web com respostas precisas, incluindo a conversão de unidades. A Apple lançou ainda uma ferramenta para que desenvolvedores integrem seus aplicativos ao recurso, permitindo que o usuário pesquise dentro de programas específicos.
Transporte: chegue na hora
Uma integração entre a assistente da Apple com o novo aplicativo de mapas vai oferecer ao usuário a possibilidade de procurar rotas de transporte público por voz. A Siri será capaz de sugerir quais meios usar, mostrar a hora que estes passarão e quanto tempo a pé o indivíduo gastará caminhando entre um local e outro. A má notícia é que nenhuma cidade brasileira conta com as informações integradas, por enquanto.
Busca por música inteligente
Apresentado durante o WWDC 2015, o Apple Music também terá uma integração com a assistente pessoal. Ao acessar a Siri, o usuário poderá pedir para que o iPhone toque músicas de sucesso no mês de junho de 1988, por exemplo. O novo aplicativo abrirá com uma playlist que atenda ao comando do usuário.
Privacidade nas mãos do usuário
Após detalhar como a Siri será uma observadora atenta do dia a dia do usuário, a Apple fez questão de destacar que os dados permanecerão privados. Segundo a empresa, a Siri manterá todos os dados que coletar offline, apenas no aparelho do indivíduo e sem nenhuma associação com o Apple ID, evitando qualquer infração de privacidade. É esperar para ver.
Quando estará disponível? Vai chegar em Português?
As novidades apresentadas para Siri chegarão junto com o iOS 9 a partir de setembro. Assim como aconteceu em outros anos, é provável que a atualização seja disponibilizada junto com o novo iPhone, com apresentação prevista para o início de setembro.
A grande dúvidas para os brasileiros, porém, é se a “turbinada” da Siri também será incluída na versão em português da assistente virtual, que só foi liberada no iOS 8.3. A nova tela de pesquisa é a que tem maiores chances de chegadas, mas os demais recursos que envolvem reconhecimento de voz podem ter o mesmo destino da pesquisa de transporte público, que não estará disponível. Só nos resta aguardar.
O que você achou das novidades da Apple para 2015? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Capa do FIFA 21 tem Mbappé como estrela; veja destaques do lançamento
- TechTudo prepara maior e melhor cobertura brasileira da E3 2015
- Harry Potter, X-Files: veja os jogos de celular esperados para 2018
- Mineirão e Beira-Rio estão entre os principais estádios no PES 2016
- Touchwiz: entenda o que ? e saiba como desinstalar
- Como denunciar um usuário ou canal na Twitch TV
- Metrô na China vai usar telas transparentes da LG no lugar de janelas
- Scanner de íris aparece em celulares com a promessa de mais segurança
- Como usar o aplicativo Zoom no celular para videoconferência online
- NES, da Nintendo, ganha réplica de LEGO com cartucho do Super Mario Bros