No Android Dev Summit de hoje, o Google anunciou oficialmente o Android 12L, uma queda de recurso para o Android 12 desenvolvido especificamente para dispositivos de tela grande. A nova versão do Android traz novas APIs, ferramentas e orientações que ajudarão os desenvolvedores a otimizar seus aplicativos para dispositivos de tela grande, como dobráveis, tablets e Chromebooks. Ele traz muitos refinamentos de interface do usuário para tornar o Android mais utilizável em telas maiores.
Por exemplo, em dispositivos com telas acima de 600 dp, a aba de notificação, a tela de bloqueio e outras superfícies do sistema usam um novo layout de duas colunas para aproveitar ao máximo o espaço extra na tela.
Google está finalmente prestando atenção em tablets e dispositivos dobráveis com Android 12L
Com o Android 12L, o Google também trabalhou para melhorar a multitarefa e torná-la mais poderosa e intuitiva. A atualização traz uma nova barra de tarefas em telas grandes que permitirá aos usuários alternar facilmente para seus aplicativos favoritos, como fariam em desktops. A nova barra de tarefas também ajuda os usuários a visualizar facilmente dois aplicativos no modo de tela dividida. A nova versão do Android permite automaticamente que todos os aplicativos entrem no modo de tela dividida, mesmo quando não podem ser redimensionados.
Além disso, o Google melhorou o modo de compatibilidade com melhorias visuais e de estabilidade no Android 12L. Essas melhorias oferecem uma melhor experiência de letterboxing e melhoram a aparência dos aplicativos por padrão em telas grandes. O Google também está fornecendo aos OEMs ferramentas que eles podem usar para personalizar o letterbox e permitir que eles definam cores ou tratamentos personalizados, como ajustar a posição das janelas embutidas, aplicar cantos arredondados personalizados e muito mais.
Você também deve saber que o Android 12L provavelmente incluirá mais mudanças do que o Google revelou. O Google está planejando lançar a atualização no início do próximo ano, bem a tempo para os tablets e dispositivos dobráveis Android 12 de última geração. Diz-se que a empresa está trabalhando com parceiros OEM para trazer esses novos recursos para dispositivos de tela grande. Para todos os desenvolvedores de aplicativos, o Google já lançou uma versão prévia do desenvolvedor do Android 12L . Você pode experimentar a visualização baixando as imagens e ferramentas do Android 12L Emulator .
Mais Artigos...
- Lords of the Fallen roda a 1440P@30FPS ou 1080P@60FPS em consoles; Dev diz que UE5 é um 'grande salto' em tecnologia
- À medida que a busca por uma droga milagrosa para perda de peso continua, a Eli Lilly and Company parece ter uma vantagem sobre o Ozempic da Novo Nordisk
- Threads está finalmente obtendo um site no final desta semana, ajudará a plataforma a manter a adoção do usuário e as oportunidades de monetização a longo prazo
- TSMC usará processo de 4nm para chips biônicos A16 no iPhone 14
- A equipe de drivers de código aberto da Intel confirma a existência da variante ARC DG2 com 448 EUs
- Alfândega da China apreende 780 CPUs Intel sendo contrabandeadas em um motor de carro
- The Elder Scrolls Online recebe DLSS/DLAA hoje, Deadlands DLC encerra Gates of Oblivion
- Samsung planeja triplicar seus esforços de produção de chips para combater a escassez contínua e enfrentar a TSMC
- CEO da AMD revela GPU Instinct MI200 baseada em MCM de próxima geração
- Como as entregas do Air EV silenciam os detratores do Lucid Group (LCID), é assim que os sauditas estão criando valor real para o estoque