Isso não é um conselho de investimento. O autor não tem posição em nenhuma das ações mencionadas. Wccftech.com tem uma política de divulgação e ética.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) usa extensivamente tecnologias de computação modernas, como inteligência artificial, para fabricar seus semicondutores, destacou um executivo ontem. A TSMC é a principal fabricante terceirizada de chips do mundo, pois é responsável pelo fornecimento de produtos para uma variedade de empresas, incluindo grandes nomes da tecnologia. Os representantes da empresa foram convidados para a conferência anual da Associação da Indústria de Semicondutores de Taiwan, que ocorreu virtualmente, e no evento eles compartilharam informações sobre as operações da TSMC e suas expectativas futuras.

A TSMC agora conta com inteligência artificial para controlar suas máquinas de fabricação de chips

Segundo um executivo citado pelo United Daily News (UDN) , a TSMC usa amplamente a inteligência artificial para gerenciar suas instalações de fabricação de semicondutores. Ele explicou que os dados gerados pela fabricação avançada de semicondutores aumentaram significativamente junto com os avanços tecnológicos. De acordo com o executivo, de 40 nanômetros (nm) para 5 nm, os dados produzidos aumentaram 275 vezes, principalmente devido às 7 bilhões de combinações diferentes de produção mensal que a TSMC tem de contabilizar.

Além disso, de acordo com a TSMC, a inteligência artificial está desempenhando um papel importante na fabricação de chips dos dias modernos. A fábrica agora começou a confiar na tecnologia no sentido de não precisar de muitos engenheiros em suas fábricas. O executivo destacou que a TSMC possui entre 2.000 a 5.000 máquinas em todas as fábricas que produzem milhares de produtos e despacham pedidos diariamente.

Posteriormente, o escopo das operações está além do que os humanos podem controlar e, portanto, a TSMC agora conta com inteligência artificial para gerenciar suas máquinas. Compartilhando os planos pós-pandemia de sua empresa, ele destacou que apenas engenheiros de equipamentos precisavam estar presentes nas instalações durante a pandemia, e outros poderiam supervisionar as operações de Taiwan e até dos EUA.

O vice-presidente sênior de operações da TSMC, YP Chin, revelou durante um evento no início deste ano que a TSMC aumentou sua capacidade para películas EUV e o tempo que uma máscara pode ser usada. Imagem: TSMC 2021 Online Technology Symposium/Taiwan Semiconductor Manufacturing Company

Para o nó de 5nm mais recente, toda a produção e ajuste da máquina é feito com inteligência artificial, e a TSMC acrescentou que, embora 5nm e 7nm sejam cruciais para a IA, agora a IA está se mostrando crucial para fabricá-los.

Esse layout pode permitir que a TSMC controle as instalações globais de sua cidade natal, Taiwan, incluindo a nova fábrica de chips que a empresa está construindo no Arizona.

Além disso, o presidente da TSMC, Dr. Mark Liu, compartilhou que acredita que a produção de chips de Taiwan crescerá 24,7% até o final deste ano, chegando a NT$ 4 trilhões. Esse crescimento será superior ao índice de 20,9% alcançado pela indústria no ano passado.

Para explicar o crescimento, ele pediu às autoridades taiwanesas que planejem o abastecimento de terra, eletricidade e água para o futuro. Taiwan estava no centro de uma grande seca no início deste ano, que viu a TSMC mudar sua estratégia para obter água por meio de caminhões-tanque . Essa escassez ocorreu quando o setor global de chips enfrentou uma escassez histórica, com os fabricantes de chips ajustando sua produção para mitigar isso.

O Dr. Liu também alertou contra as tensões comerciais entre os EUA e a China, argumentando que elas representam incerteza para todas as indústrias, incluindo a de semicondutores.

O setor ainda está navegando pelas restrições da cadeia de suprimentos, com empresas como Advanced Micro Devices, In (AMD) e NVIDIA Corporation lutando para enviar uma quantidade adequada de produtos para seus clientes. A maioria das maiores empresas de tecnologia do mundo depende da TSMC ou da Samsung Electronics, braço de fabricação de chips do Samsung Group, para suas necessidades, e a crescente demanda por gadgets e computadores continua levando os fabricantes de chips aos seus limites de fabricação.