Raja Koduri, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral do Intel Accelerated Computing Systems and Graphics Group (AXG), revelou no Twitter que não planeja comercializar a linha de GPUs Xe-HP.

Koduri explicou que o plano da Intel é interromper o foco da empresa em sua série Xe-HP de GPUs de servidor a serem lançadas no mercado comercial. O raciocínio para isso parece que a Intel já evoluiu os planos originais de sua série Xe-HP para a série HPC , também conhecida como Ponte Vecchio, e a série Xe-HPG, também conhecida como Intel Arc. Essencialmente, não faria sentido ter um grupo adicional de GPUs baseado na arquitetura Xe-HP original.

A linha de GPUs para servidores carro-chefe da Intel, codinome Arctic Sound, era muito conhecida como "em desenvolvimento" com o ressurgimento da seção Intel HPC da empresa. Koduri até apresentou os chips que abrigavam o silício no Intel Labs como o primeiro chipset de silício Xe de alto desempenho sendo desenvolvido. A gigante de semicondutores TSMC constrói matrizes bot Xe-HPC e -HPG para a Intel.

Com a falta de cobertura sobre a série Xe-HP da Intel, previa-se que haveria uma mudança de foco dentro da empresa. Ainda era inesperado devido à demonstração dos chips Xe-HP da Intel, fornecendo até 42 TFLOPS de taxa de transferência FP32 , além de enviar chips de amostragem para um pequeno grupo de consumidores.

Durante este ano, a Intel mudou o foco para administrar e produzir Ponte Vecchio para seu supercomputador Aurora e sua base de clientes. A empresa também trabalhou para lançar a família de GPU Xe-HPG Alchemist para o primeiro trimestre do próximo ano. Koduri afirma que a linha Xe-HP foi totalmente aproveitada e utilizada como um "veículo de desenvolvimento para Aurora e o sistema oneAPI da Intel.

A maior questão por enquanto é se a empresa será capaz de manter a competitividade entre si e os rivais NVIDIA e AMD devido a essa reorientação e essencialmente empurrando para trás suas linhas de GPU, mesmo que seja apenas um pouco. É possível que o Xe-HP sozinho não tenha conseguido atingir o mesmo nível de seus concorrentes? E, em resposta à falta de desempenho, observe suas projeções nos próximos anos para integrar totalmente as linhas Intel Xe-HPC/HPG? No momento, a Intel permaneceu bastante quieta quanto ao seu raciocínio para as mudanças, mas garante a seus clientes que eles estão olhando para o futuro próximo para tentar dominar o mercado de GPU.

GPUs Intel Xe HP 'Arctic Sound' (agora canceladas)

Nome da GPU Intel Neo 1 bloco Intel Neo 2 blocos Intel Neo 4 blocos
família GPU Intel Xe-HP Intel Xe-HP Intel Xe-HP
Processo de GPU 10nm SuperFin 10nm SuperFin 10nm SuperFin
Unidades máximas de computação 512 EUs 1024 EUs 2048 EUs
Contagem máxima de núcleos 4096 Núcleos 8192 Núcleos 16.384 núcleos
Relógio central 1300 MHz (Demonstração) 1300 MHz (Demonstração) 1300 MHz (Demonstração)
Computação FP32 10,5 TFLOPs (demonstração) 21.1 TFLOPs (demonstração) 42,0 TFLOPs (demonstração)
Memória HBM2e HBM2e HBM2e
barramento de memória TBA TBA TBA
Relógio de memória TBA TBA TBA
Largura de banda de memória TBA TBA TBA
TDP ~150W ~300W ~400-500W

Fonte:  Raja Koduri (Twitter) , Anandtech