Raja Koduri, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral do Intel Accelerated Computing Systems and Graphics Group (AXG), revelou no Twitter que não planeja comercializar a linha de GPUs Xe-HP.
Koduri explicou que o plano da Intel é interromper o foco da empresa em sua série Xe-HP de GPUs de servidor a serem lançadas no mercado comercial. O raciocínio para isso parece que a Intel já evoluiu os planos originais de sua série Xe-HP para a série HPC , também conhecida como Ponte Vecchio, e a série Xe-HPG, também conhecida como Intel Arc. Essencialmente, não faria sentido ter um grupo adicional de GPUs baseado na arquitetura Xe-HP original.
A linha de GPUs para servidores carro-chefe da Intel, codinome Arctic Sound, era muito conhecida como "em desenvolvimento" com o ressurgimento da seção Intel HPC da empresa. Koduri até apresentou os chips que abrigavam o silício no Intel Labs como o primeiro chipset de silício Xe de alto desempenho sendo desenvolvido. A gigante de semicondutores TSMC constrói matrizes bot Xe-HPC e -HPG para a Intel.
Com a falta de cobertura sobre a série Xe-HP da Intel, previa-se que haveria uma mudança de foco dentro da empresa. Ainda era inesperado devido à demonstração dos chips Xe-HP da Intel, fornecendo até 42 TFLOPS de taxa de transferência FP32 , além de enviar chips de amostragem para um pequeno grupo de consumidores.
Durante este ano, a Intel mudou o foco para administrar e produzir Ponte Vecchio para seu supercomputador Aurora e sua base de clientes. A empresa também trabalhou para lançar a família de GPU Xe-HPG Alchemist para o primeiro trimestre do próximo ano. Koduri afirma que a linha Xe-HP foi totalmente aproveitada e utilizada como um "veículo de desenvolvimento para Aurora e o sistema oneAPI da Intel.
A maior questão por enquanto é se a empresa será capaz de manter a competitividade entre si e os rivais NVIDIA e AMD devido a essa reorientação e essencialmente empurrando para trás suas linhas de GPU, mesmo que seja apenas um pouco. É possível que o Xe-HP sozinho não tenha conseguido atingir o mesmo nível de seus concorrentes? E, em resposta à falta de desempenho, observe suas projeções nos próximos anos para integrar totalmente as linhas Intel Xe-HPC/HPG? No momento, a Intel permaneceu bastante quieta quanto ao seu raciocínio para as mudanças, mas garante a seus clientes que eles estão olhando para o futuro próximo para tentar dominar o mercado de GPU.
GPUs Intel Xe HP 'Arctic Sound' (agora canceladas)