Desde quando surgiu como um projeto no Kickstarter, o Oculus Rift tem sido apontado como uma grande inova??o. O potencial da tecnologia pode ser explorado por diversas ?reas, mas s?o os games que mais chamam a aten??o. O TechTudo preparou uma lista que relembra a evolu??o do Oculus Rift, que mesmo sem ter sido lan?ado oficialmente, ? um dos principais gadgets de realidade aumentada.?

Facebook anuncia mais detalhes sobre o Oculus Rift que chegar? em 2016

In?cio estrondoso

Primeira vers?o do Oculus Rift (Foto: Reprodu??o/Kickstarter)

O ponto de partida do Oculus Rift para o mundo foi em agosto de 2012 no Kickstarter, e o gadget de realidade aumentada n?o fez feio no site de financiamento coletivo. O projeto, que tinha preten??o de arrecadar apenas US$ 250 mil ?(cerca de R$ 570 mil na cota??o da ?poca) em 4 meses, levantou nada menos do que US$ 2,4 milh?es (cerca de R$ 5 milh?es na cota??o da ?poca).

O conceito do projeto inicial tinha um design um pouco diferente do que conhecemos hoje. O primeiro prot?tipo contava com a parte frontal curva. Apenas uma faixa ajust?vel prendia o dispositivo ? cabe?a. Ele tinha uma resolu??o de 640 x 800 por olho e permitia uma liberdade de movimento rastre?vel de at? seis graus.

Para garantir a precis?o dos movimentos da cabe?a serem reproduzidos com fidelidade no ambiente de realidade virtual, o dispositivo contava com aceler?metros, girosc?pios e magnet?metros.

TechTudo testou primeiro kit desenvolvedor do Oculus Rift na GDC de 2013 (Foto: L?o Torres/TechTudo)

O primeiro kit de desenvolvimento, comprado na campanha do Kickstarter, come?ou a ser enviado ainda no final de 2012. A vers?o tirou a parte curva na parte frontal, tornando o design mais s?brio. Para dar mais seguran?a, foi inserido uma faixa que ia da parte frontal do dispositivo e se encaixava com a faixa na parte de tr?s da cabe?a.

Em 2013, o TechTudo teve a oportunidade de testar o DevKit 1. Na ocasi?o, o dispositivo foi posto a prova instalado em um Xbox 360 e rodando Hawken. O jogo de guerra entre rob?s teve um bom desempenho e surpreendeu pela imers?o proporcionada.

Evolu??o

Crystal Cover teve melhoria no sistema de capta??o de movimentos (Foto: Divulga??o/Oculus VR)

De 2013 at? o final de 2014, o Oculus Rift deu um salto, n?o s? em qualidade, mas em dinheiro arrecadado. Em janeiro de 2014, foi apresentada um novo prot?tipo. Chamado de Crystal Cover, a nova vers?o contava com uma tela OLED ? o primeiro modelo contava com uma LCD ? e um melhor sistema de rastreio.

A venda para o Facebook por mais de US$ 2 bilh?es em mar?o de 2014, deixou Palmer Luckey, CEO da Oculus VR, um pouco mais rico, mas tamb?m garantiu uma grana extra para o aprimoramento do gadget.

Com Dev Kit 2, Rift ganhou resolu??o Full HD (Foto: Reprodu??o/Youtube)

Apenas dois

... meses depois do an?ncio da venda para o Facebook foi lan?ada a segunda vers?o de testes. O DevKit 2 teve uma evolu??o principalmente na qualidade das imagens. Al?m de contar com a tela OLED, agora o dispositivo tamb?m era capaz de reproduzir imagens em Full HD (960?1080 por olho). Essa vers?o tamb?m teve uma melhora no tempo de resposta e um sistema para medir a lat?ncia.
Na vers?o Crescent Bay, Rift ganhou fones com tecnologia avan?ada (Foto: Divulga??o/Oculus VR)

Em setembro, um novo prot?tipo foi anunciado. O Crescent Bay Prototype teve como inova??o um fone de ouvido com tecnologia avan?ada, al?m de um design melhor constru?do para se adaptar a cabe?a dos usu?rios.

Qual a sua opini?o sobre o Oculus Rift? Opine no F?rum do TechTudo.

?ltimos detalhes

O que era s? um projeto para desenvolvedores agora est? mais perto de chegar ao p?blico comum. O Oculus Rift dever? chegar as lojas no primeiro trimestre de 2016 e com ele um novo futuro em entretimento pela frente.

Vers?o final do Oculus Rift contara com joystick (Foto: Reprodu??o/Facebook)

Os ?ltimos detalhes do Oculus Rift foram anunciados por Mark Zuckerberg, em seu perfil no Facebook. A grande novidade anunciada por Zuckerberg foi uma esp?cie de joystick que vir? na vers?o final do produto. O controle ficar? preso ao pulso e vira com alavanca, bot?es e um gatilho. Al?m disso, os fones poder?o se desencaixados para que o usu?rio use o que preferir.

Ainda n?o se sabe quanto vai custar e nem quais pa?ses dever?o receber o Rift primeiro. No entanto, para rod?-lo perfeitamente o usu?rio dever? investir em um PC potente. Os requisitos m?nimos j? foram divulgados e o que mais chamou a aten??o foi a necessidade de uma Nvidia GTX 970 ou AMD r9 290 como placa de v?deo m?nima. No Brasil, esses modelos n?o saem por menos de R$ 1.500.



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