A E3 n?o se resume apenas na apresenta??o dos principais lan?amentos de jogos. Neste ano, e aproveitando todo o hype que os ?culos de realidade virtual est?o tendo, nada mais natural que alguns desses produtos dessem as caras na feira. O TechTudo testou o HoloLens, da Microsoft, e o Morpheus, da Sony. Os dois ?culos de realidade agora com uma pegada mais gamer.
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Design
Visualmente falando, o Hololens tem uma arquitetura mais discreta, ao contr?rio do ar mais robusto do Morpheus. Outra vantagem do design do Hololens ? o sistema de ?udio j? acoplado no aparelho, que oferece um som digital de alta qualidade. Para ter sons no Morpheus, ao contr?rio, ? necess?rio usar headphones separadamente, o que pode comprometer a qualidade sonora e o sincronismo com o v?deo. O Hololens, por ser menos robusto, aparenta ser ainda mais port?til e flex?vel.
Conforto
A experi?ncia de usar o Hololens por um tempo prolongado pode ser bem dolorosa, j? que ? necess?rio fixar bem o ?culos pr?ximo aos olhos para se ter o m?ximo poss?vel de campo visual. Analisando sob uma ?tica gamer, usar o Hololens por mais de uma hora, por exemplo, pode ser uma verdadeira tortura.?
J? o Morpheus, apesar de visualmente aparentar ser pesado, ? extremamente confort?vel e?n?o sobrecarrega nenhuma ?rea especificamente. ? f?cil conseguir usar o Morpheus por um tempo bem mais prolongado sem que isso seja um fardo para os jogadores.
Aplica??o para games
? importante deixar claro que, apesar de ambos os produtos se tratarem de ?culos de realidade virtual, os dois ?culos t?m um abordagem um pouco diferente. O Hololens, por um lado, promete entregar uma experi?ncia virtual em ambientes reais, ou seja, voc? pode interagir com algum software funcionando na mesa da sala, por exemplo. J? o Morpheus segue a linha tradicional dos ?culos VR, prometendo uma experi?ncia totalmente dentro do virtual.
O teste que fizemos com o Hololens, n?o mostrou uma intera??o com o gameplay do jogo em si (a apresenta??o foi feita com o modo multiplayer Warzone, de Halo 5), mas apenas um tutorial virtual com o resumo do que enfrentar?amos na arena de batalha. A intera??o que tivemos foi, no m?ximo, olhar para bot?es virtuais para ativ?-los. O fato do teste ter acontecido numa sala totalmente customizada como uma sala de comando da s?rie Halo ajudou na imers?o - a sensa??o era mesmo que voc? estava fisicamente em um partida -, mas infelizmente n?o evolui mais do que isso.
J? no teste do Morpheus, foi feito um circuito com alguns jogos - projetados para o aparelho - onde era poss?vel interagir apenas com o ?culos, com o Morpheus auxiliado pelo PS Move ou o controle do PS4. De todos os jogos, vale destacar um multiplayer em que uma pessoa, com o Morpheus, controlava um monstro que destru?a uma cidade. Para isso, era necess?rio dar cabe?adas em pr?dios e helic?pteros. Outro t?tulo interessante era o que o jogador estava no banco do carona de um carro durante uma persegui??o. Nele, com o aux?lio do Move, voc? deveria atirar em carros e motos, al?m de evitar ser atingido por estilha?os de vidro e objetos atirados.
A precis?o da resposta do Morpheus impressionou. N?o houve lentid?o, nem mesmo perda de sincronismo. A sensa??o, no caso do jogo de persegui??o, era que voc? realmente estava em um filme. O fato dele ser confort?vel para usar, aliado a resposta r?pida aos est?mulos, faz do Morpheus uma melhor op??o para games.
Qualidade visual
Ambos os aparelhos necessitam ser calibrados, inicialmente, para cada jogador. Essa experi?ncia com o Hololens precisa ser melhor trabalhada, principalmente por se tratar de um produto que pretende chegar at? o consumidor final. Antes de come?ar a usar o ?culos da Microsoft foi necess?rio fazer uma medi??o - com um outro aparelho - do foco de vis?o de cada pessoa e, assim, adaptar o Hololens para cada um. ? necess?rio que a vers?o final do ?culos possa automatizar essa etapa para facili
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