O Linux/GNU é o terceiro sistema operacional para desktop mais usado do mundo, e o único do top três que é de código aberto. Essa característica possibilita a criação de diferentes versões, com características distintas. Confira sete distribuições gratuitas do Linux que vão tornar sua vida mais fácil.
Linux: Tudo o que você precisa saber antes de começar a usar
1) Ubuntu MATE
Lançado em 2004, o Ubuntu é uma das distribuições mais populares. A mais recente delas é Ubuntu Mate, que trouxe melhorias, mantendo a facilidade de instalação. Também oferece várias aplicações importantes, entre as quais destacam-se Firefox, Thunderbird, LibreOffice, VLC Media Player e Steam.
2) openSUSE
A openSUSE tem como característica principal a instalação simples e a flexibilidade da interface. Ela usa o YaST, uma espécie de portal onde é possível gerenciar o computador e ajustar configurações. O openSUSE conta ainda com Tumbleweed, que atualiza o sistema e aplicativos automaticamente.
3) Mint
O Mint pode ser instalado facilmente a partir de USB ou DVD e oferece suporte multimédia completo. Não possui muitos recursos, mas é bastante estável. Assim, esta distribuição é para quem não tem paciência em fazer regressões do sistema, especialmente por contar com gerenciador de atualização. O Mint ainda suporta diversas interfaces populares, como Cinnamon, Mate, LMDE e KDE.
4) Fedora
O Fedora tem três opções de perfil, variando conforme as necessidades do usuário. É possível baixar a versão workstation, a baseada na nuvem ou para servidor. O sistema usa principalmente a interface Gnome, mas outras opções de ambientes de trabalho também estão disponíveis. Esta distribuição é conhecida por ter muitas atualizações, com meses ou mesmo semanas de intervalo.
5) Debian
Uma das mais antigas distribuições, o Debian é uma boa escolha para workstations e servidores. A versão de estação de trabalho vem com GIMP e LibreOffice pré-instalados. Possui suporte a diferentes interfaces, embora a Gnome seja a mais usada. O usuário pode optar pelas versões estável, em teste e instável, de acordo com seu próprio ânimo em desbravar novos recursos.
6) SteamOS
O SteamOS é um sistema operacional voltado para gamers. Desenvolvido pela Valve, o sistema operacional é baseado na arquitetura do Linux e está em fase beta. Por causa disso, o suporte a jogos em máquinas com Linux é pequeno, embora esteja crescendo. Atualmennte o Steam OS já tem mais de mil games compatíveis com o Linux, de diversos perfis de desenvolvedores
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como assistir ao BBB 2016 pelo PC com o Globo Play
- Just Dance, Far Cry: veja as melhores séries de jogos da Ubisoft
- Vídeo pornô no Facebook pode ser malware; evite o clique nesses posts
- Golpe no WhatsApp engana usuários com promessa de créditos para celular
- Raptor é bom? Conheça o PC gamer mais barato da Rocketz com GTX 1050
- The Sims 4: game de simulação ganha roupas inspiradas em Star Wars
- Android 10 (Q) e Pixel 3a são anunciados no Google I/O 2019; veja preço
- G3 e G7 são os novos notebooks gamer da Dell; veja o preço no Brasil
- Facebook quer evitar memórias tristes no recurso 'Neste Dia' com filtros
- Windows 10: Testamos o Update 1, veja o que muda e se vale atualizar