O arquiteto indiano Ekaggrat Singh Kalsi modificou uma impressora 3D para criar um novo tipo de arte. Substituindo o composto plástico de impressão por LEDs, ele criou um sistema que permite, basicamente, “imprimir” com luz. Usando uma câmera configurada para capturar imagens em longa exposição, o processo cria uma imagem estática como se fosse um holograma, formado camada por camada.
Impressora modificada usa LED para emitir luz, que é captada por uma câmera, criando a ilusão de uma imagem estática em 3D (Foto: Divulgação/Ekaggrat Singh Kalsi)
O processo todo de desenvolvimento da ideia e conclusão do projeto levou um ano. Para atingir o resultado que você vê nas imagens, Kalsi precisou, além de modificar a impressora, criar uma mecânica de automatização de sua câmera fotográfica e desenvolver um script para a Grashopper 3D.
O script controla o movimento do extrusor, dando coordenadas precisas para que a luz seja captada pela câmera na posição correta. Segundo o artista, o código que ele desenvolveu pode converter qualquer modelo 3D para uma linguagem que a impressora entende.
Arquiteto usou equipamentos domésticos para criar a impressão de luz (Foto: Divulgação/Ekaggrat Singh Kalsi)
Kalsi empregou um LED de 5mm, capaz de
... emitir luz colorida, à impressora e criou um sistema que automatiza a câmera. Assim, ela dispara sozinha, sem a necessidade de que alguém opere o obturador por longos períodos de tempo.
Depois de tudo pronto, o arquiteto fez um scan da face de sua filha e usou a imagem para criar a impressão do rosto com luz.