O Presidente da Nintendo, Satoru Iwata, faleceu recentemente aos seus 55 anos, deixando um grande legado em sua forma de administrar a empresa. Sua carreira na Nintendo começou ainda como programador nos anos 80 e desde então seus feitos o fizeram subir até a posição de Presidente, na qual teve também alguns erros. Confira alguns de seus maiores sucessos e fracassos.
Nintendo na E3 2015: confira as principais novidades da conferência
Primeiro jogo
Durante seu tempo como programador na subsidiária HAL Labboratory da Nintendo, Satoru Iwata trabalhou em muitos jogos como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, porém um de seus trabalhos mais significativos foi em seu primeiro título, um clássico chamado Pinball para o Nintendo 8 Bits.
O game estava a ponto de ser cancelado, pois outros programadores não conseguiam fazê-lo funcionar e estava cheio de bugs. Sozinho, Satoru Iwata consertou todos os problemas e deixou Pinball pronto para ser lançado. Aproximadamente 10 anos depois, ele se tornaria o chefe da HAL Labboratory.
Presidência da Nintendo
Apesar de trabalhar mais na área de jogos com a HAL, Satoru Iwata estava bastante envolvido nos processos internos da Nintendo, até se tornar chefe da divisão de planejamento no ano 2000. Ele ajudou na criação de consoles que seriam lançados pouco depois, como o GameCube e o GameBoy Advance.
Em 2002, o Presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, ia se aposentar após 53 anos no cargo, e escolheu Satoru Iwata para carregar essa responsabilidade. Durante a geração do GameCube e GameBoy Advance, o papel de Iwata foi de dar continuidade ao trabalho de Yamauchi, porém secretamente ele já se preparava para uma reviravolta.
Apesar de a Nintendo possuir um monopólio do mercado de portáteis com o GameBoy Advance na época, a Sony pretendia ameaçá-la com o PSP, e havia o medo de que sua popularidade seria roubada, assim como os PlayStation 1 e 2 fizeram com os consoles de mesa da Nintendo, inclusive o GameCube que amargou fracas vendas em sua geração.
Foi então que Satoru Iwata seguiu duas novas estratégias, chamadas de “Oceano Azul” e “Disrupção”, para criar plataformas que quebraram paradigmas, o Nintendo DS e o Nintendo Wii
A trajetória de sucessos de Satoru Iwata teve seu primeiro tropeço com o lançamento do Nintendo 3DS, em 2011. Havia muitas incertezas no mercado de games sobre a necessidade de um novo portátil com a grande migração de jogadores para smartphones e tablets. Outro fator que atrapalhou bastante foi o grande terremoto e tsunami de Tohoku que atingiram o Japão na época.
Para salvar o portátil, Satoru Iwata decidiu realizar um drástico corte de preço ainda nos primeiros 6 meses do aparelho, pedindo desculpas aos usuários que o compraram anteriormente. O corte de preço prejudicou as finanças da Nintendo mas funcionou a longo prazo junto com jogos como Mario Kart 7, hoje garantindo a dominância e relevância do Nintendo 3DS no ramo dos portáteis.
Assim como o DS e Wii trilharam o sucesso juntos, o 3DS e Wii U também tiveram seus tropeços coletivos em seus lançamentos. A maior diferença entre o Wii U e 3DS é que por ser um dispositivo mais caro, a Nintendo não pode oferecer um grande corte de preço ao Wii U como fez com o portátil, levando-o a vendas bem abaixo do esperado.
Atualmente o Wii U tem as piores vendas de uma plataforma Nintendo já lançada, com exceção do fatídico Virtual Boy. Até mesmo o pouco popular GameCube ultrapassou 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, enquanto o Wii U em aproximadamente dois anos de vida apenas vendeu 10 milhões. O console ainda recebe jogos de peso da própria Nintendo, mas as atenções já estão começando a se voltar para seu sucessor.
Fim das conferências na E3
Provavelmente uma das decisões mais contestadas de Satoru Iwata entre os fãs, foi uma mudança na política da empresa para a grande feira de jogos E3 que é realizada todos os anos em Los Angeles, Estados Unidos. Diferente de suas concorrentes diretas, Sony e Microsoft, a empresa decidiu que não teria mais uma conferência no evento.
As conferências da E3 se tornaram uma grande parte da cultura dos jogos como enormes acontecimentos nos quais as empresas revelam suas maiores surpresas para agitar um público de jornalistas que por um instante viram apenas fãs apaixonados. Pelos últimos três anos a Nintendo apenas divulga um evento digital, Nintendo Direct, gravado antecipadamente e sem o mesmo impacto.
Nintendo NX
O futuro da Nintendo repousa em seu próximo console, anunciado sob o codinome “Nintendo NX”. Apesar do falecimento de Satoru Iwata, o desenvolvimento dos aparelhos da empresa leva anos e muitas vezes possui ideias que ultrapassam gerações. Por exemplo, o Nintendo DS possuía muita influência do antigo Presidente, Hiroshi Yamauchi.
Isso significa que provavelmente ainda veremos no Nintendo NX muitos frutos das sementes que Satoru Iwata possa ter plantado nesses últimos anos de desenvolvimento, dando um pouco de sobrevida ao seu jeito de pensar na gigante japonesa.
O Wii U é um console da “próxima geração”? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Lista de viagem: app ajuda a arrumar malas e não esquecer nada
- Como criar um calendário 2018 no Excel
- Como colocar chip e cartão de memória no Galaxy S9
- 'Quem não paga por música não vai pagar nunca', diz diretor do Spotify
- Qualcomm anuncia chip Snapdragon 710 com internet de 800 Mb/s
- Cinco erros comuns dos iniciantes em fotografia e como evitá-los
- Facebook testa recursos de edi??o de fotos no estilo Snapchat
- PUBG Mobile vira motivo de prisão na Índia; entenda polêmica
- Como salvar músicas do Apple Music no microSD do Android
- Skype Translator já está disponível em português para o Brasil