O supercomputador Watson, da IBM, ganhou agora a capacidade de analisar textos. Batizado de Watson Tone Analyzer, o sistema analisa textos de acordo com três parâmetros: tom emocional, estilo e influência social. A partir da análise, Watson torna-se capaz de sugerir alterações para melhorar o conteúdo do que você escreve.
Watson agora tem recursos de fala, tradução e interpretação de imagens
Segundo um post de Rama Akkiraju, engenheiro responsável pelo desenvolvimento das ferramentas do Watson, no blog de novas tecnologias da IBM, muitas vezes, quando alguém escreve um texto, o tom que a mensagem acaba carregando é involuntário. Sem querer, você pode deixar transparecer num texto que está irritado, ou pode cometer um deslize e acabar e escrevendo numa linguagem informal um documento importante na sua vida profissional.
Para o engenheiro, a imparcialidade da análise de um computador pode garantir um filtro muito eficiente na hora de fazer com que seu texto exponha com clareza a mensagem. Ao redigir um e-mail para o seu chefe, a análise do Watson teria capacidade de identificar o tom emocional da mensagem e indicar sinônimos para evitar que você acabe se constrangendo, por exemplo.
Cada um dos parâmetros gerais (emoção, estilo e ambiente social) que são identificados pelo computador podem ser interpretados em diferentes intensidades. Por exemplo, na hora de tentar identificar o tom emocional do texto, Watson pode percebê-lo como alegre, triste ou furioso. As mesmas gradações valem para os outros aspectos, já que o estilo do texto pode ser muito erudito ou muito vulgar.
Segundo a IBM, a ideia é aplicar esse tipo de tecnologia como um serviço a ser oferecido a empresas. O principal foco deve ser a aplicação na publicidade, na medida em que o Watson torne-se capaz de analisar um texto tendo em vista o público-alvo de alguma campanha. Se identif
Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo.
Segundo Akkiraju, numa definição mais direta, a ideia é que o recurso tenha a mesma naturalidade que os corretores gramaticais e ortográficos a que estamos acostumados em editores de texto. A única diferença é que o sistema da IBM vai aconselhar alterações para deixar seu texto menos triste, ou menos efusivo, quem sabe mais confiante e etc.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Free Fire: New X, atual campeã da Pro League, agora é paiN Gaming
- Nexus 5X é revelado pelo Google com Android ‘puro’ e tela Full HD
- Como colocar um botão do seu Instagram no Tumblr
- Veja a lista com tecnologias e produtos que desapareceram em 2017
- Como configurar e usar o 'modo apresentação' do Windows
- Internet 4G do Brasil fica mais lenta em ranking global de conexões
- Olimpíadas dos Games serão nos dias 15 e 16 de agosto no Rio de Janeiro
- Como criar stories personalizados para o Instagram com o Desygner
- WhatsApp no iPhone: como usar filtros em fotos, vídeos e GIFs
- Oito apps de relacionamento tipo Tinder para usar no PC sem celular