Se você depende da Internet ou cabos para transmitir arquivos entre dispositivos eletrônicos, sabe o que às vezes esses recursos te deixam na mão. Para te ajudar, o TechTudo selecionou algumas tecnologias alternativas que permitem compartilhar mídias sem precisar de Wi-Fi, 3G ou cabos. Listamos desde tecnologias mais conhecidas, como o Bluetooth, até outras mais incomuns, como USBs Bluetooth e HDs Wireless.
Conheça aparelhos para assistir vídeos no celular sem Internet
Bluetooth
O Bluetooth surgiu em 1994, desenvolvido pela empresa de telecomunicações Ericsson, e é uma tecnologia de comunicação sem fio entre aparelhos que estejam a uma certa distância. Ele permite a transferência de mídias entre diversos aparelhos, como celulares, tablets, fones de ouvido sem fio, Smart TV, computadores e mais.
Existem diferentes classes de Bluetooth, cada uma com uma potência e alcance diferente. A mais potente permite transferir mídias grandes a até 100 metros, mas a maioria dos aparelhos ainda conta com classes com alcance de um a 10 metros que, apesar de ser uma desvantagem, acaba ajudando na segurança dos usuários.
USB Bluetooth
Para usufruir dos benefícios do Bluetooth, os dois aparelhos conectados precisam ter a tecnologia. Porém, se o seu dispositivo não conta com ela, você pode investir em um USB Bluetooth, permitindo que seu gadget se conecte a qualquer periférico com a tecnologia. Existem vários modelos do aparelho, que pode ser encontrado no mercado brasileiro por preços a partir de R$ 15.
NFC
NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução para o português), é uma tecnologia sem fio que permite a troca segura de informações entre aparelhos que estejam próximos um do outro. A tecnologia é um padrão definido pela NFC Forum, consórcio criado em 2004 e que tem como membros Motorola, Nokia, LG, Google, PayPal, Microsoft, Visa e Mastercard, entre outros.
O recurso funciona entre dispositivos que estejam a até 10 centímetros de distância, com o objetivo de garantir a segurança do usuário. Existem diferentes tipos de transmissão, que podem ser entre dois aparelhos que geram o sinal ou entre apenas um que gerador e um receptor. NFC pode ser usada em várias situações, como pagamentos, ingresso de um evento e imprimir fotos da câmera aproximando a mesma da impressora, por exemplo.
HD Wireless
Outra forma de transmitir mídias sem cabos ou Internet é utilizando um HD Wireless, ou seja, um HD externo com Wi-Fi, que pode ser utilizado como sua biblioteca digital móvel. O dispositivo permite compartilhar as mais diversas mídias, como músicas, fotos e filmes, entre computadores, smartphones e tablets. A Seagate, por exemplo, tem vários modelos, com capacidade de até 2 TB.
Armazenamento móvel Wireless
Você também pode optar por um armazenamento móvel Wireless. O dispositivo funciona como um espaço extra para armazenar, transmitir e compartilhar conteúdo com tablets, smartphones e computadores. Basta carregar seu conteúdo favorito e compartilhar, sem precisar de cabos ou fios. A Seagate possui um modelo com capacidade de armazenamento de até 500 GB.
Como escutar as musicas do celular Android no USB do carro? Opine no Fórum do TechTudo.
ZigBee
Pouco conhecido, o ZigBee permite a comunicação sem fios entre diversos dispositivos eletrônicos. Seus destaques ficam por conta da baixa taxa de transmissão de dados, baixa potência de operação e também baixo custo. A tecnologia é comparada ao Wi-Fi e Bluetooth, porém com menor consumo e alcance reduzido, que chega a no máximo 70 metros.
Wi-Fi Aware
O último item da nossa lista é uma nova tecnologia desenvolvida pela Wi-Fi Alliance. O Wi-Fi Aware irá permitir que gadget se comuniquem sem a necessidade de fios ou conexão à Internet. Ele irá funcionar de acordo com o perfil do usuário, acontecerá através de aplicativos e irá permitir transmissão entre os aparelhos sem que o cliente precise contratar um plano de dados ou estar conectado à Internet.
A tecnologia funcionará como o Bluetooth, porém específica para cada usuário, já que irá traçar seu perfil para dar informações. O objetivo é que pessoas que estejam próximas possam se localizar, dar dicas, descobrir novos serviços e compartilhar arquivos, entre outras funcionalidades. Ela está e m desenvolvimento e deve chegar aos gadgets em breve.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Snapchat cria URLs personalizadas para usuários; veja como fazer
- Versão superpotente do Moto Maxx aparece em fotos e pode chegar em 2015
- Google edita fotos com inteligência artificial e o resultado surpreende
- GeForce GTX 1660 Ti: Nvidia lança placa de vídeo Turing de entrada
- Como usar o efeito 'out of focus' no PhotoScape
- MSI 2019: Invictus continua na liderança e Phong Vũ vence primeira partida
- iPhone 12 Pro Max vs Galaxy Note 20 Ultra: compare preço e ficha técnica
- Seria poss?vel bloquear o acesso ao WhatsApp? Especialista explica caso
- Intel lança processadores que dobram vida útil de PCs mais antigos
- Como mudar o idioma do Windows 7