A assistente virtual Cortana, presente no Windows 10, vai falar português até o fim do ano. A Microsoft anunciou que a tecnologia chegará ao Brasil e outros 12 países, como parte de um programa de testes, no Windows Insider. Em entrevista exclusiva ao TechTudo, Susan Hendrich, uma das gerentes para o Windows, revelou algumas características da Cortana para o país.
Susan Hendrich, gerente para o Windows Phone parte da equipe Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft)
Está confirmado que a assistente virtual terá uma voz feminina. Inicialmente foram escolhidas 20 pessoas para emprestar a voz à personagem. Primeiro, foram escolhidas oito vozes. No estágio atual, a equipe brasileira da Microsoft avalia três finalistas para decidir qual delas será a Cortana oficial.
Estudos fizeram com que a Microsoft optasse por uma pegada mais informal à assistente em português no país. A rival da Siri e do Google Now deverá ter entre 30 e 45 anos, com “maturidade para apresentar conhecimento, mas ao mesmo tempo jovem para soar como uma pessoa de muita energia”.
Ainda segundo Susan, o esperado é que a versão final tenha uma forma de falar similar à de um âncora de telejornal. Em relação ao sotaque, pesquisas de campo mostraram que o ideal é uma forma de falar sem regionalismos. “Uma voz que siga o padrão estabelecido no Jornalismo da Rede Globo”, disse.
Cortana aprenderá português do Brasil e terá conteúdo local no Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)
Apesar do tom informal, o ajuste “perfeito” da Cortana em português brasileiro prevê amplo uso da articulação, para que os usuários dos mais diferentes cantos do país compreendam tudo que ela diz.
Todo o processo de localização deve levar 11 meses de desenvolvimento. O objetivo
... é produzir uma assistente inteligente, que apresenta respostas espertas. “Ela deve ser amigável, mas ao mesmo tempo, confiante”, completa.
A atualização para o Windows 10 chega em 29 de julho em computador de todo o mundo. A Cortana estará disponível nesta data para usuários nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, China, Alemanha e Espanha. Em seguida, chegará ao Japão, Austrália, Canadá (inglês) e Índia (inglês) “durante o verão”. O Brasil e o México serão os últimos países a receber o recurso, no fim de 2015.