O iPad mini 4 será ainda mais fino e terá um hardware mais potente do que todos os seus antecessores. Segundo o site japonês Macotakara, o tablet terá especificações técnicas semelhantes às do iPad Air 2. Dentre elas, uma câmera de 8 megapixels, bem superior à de 5 megapixels oferecida no iPad Mini 3.
Visualmente, o iPad Mini 4 também será uma versão menor do iPad Air 2. O layout segue este padrão da nova linha de tablets da Apple, mas além disso, vão ser adicionadas a ele as técnicas antirreflexo do display do irmão maior, com o objetivo de garantir uma melhor experiência de visualização de conteúdo.
A diminuição da espessura, porém, é que acaba se tornando o grande destaque. A Apple irá apostar em uma redução significativa, de 7,5 mm para 6,1 mm. Uma modificação que faz a diferença para um produto cujo grande atrativo é justamente ser mais compacto do que os concorrentes e até do que os próprios iPads convencionais.
Caso se confirme que o iPad Mini 4 terá as especificações técnicas do iPad Air 2, ele terá tela de 2048 x 136 pixels, processador A8X de 64 bits com o coprocessador M8 e 2 GB de RAM. O armazenamento interno deverá depender do modelo, com possibilidade de escolher entre 16 G
... B, 64 GB e 128 GB. A bateria teria 10 horas de duração.
Ainda segundo o Macotakara, para o usuário que deseja o extremo oposto do iPad Mini, a empresa pode lançar um modelo mais robusto do tablet, que ganhou o apelido de “iPad Pro”. O modelo deve ter uma tela de 12 polegadas e ser apresentado junto com o novo iPad Mini 4, provavelmente entre agosto e setembro.