A Microsoft anunciou oficialmente o lançamento do Windows 10 IoT Core, uma edição do seu novo sistema operacional voltada para a Internet das Coisas. Compatível com placas Raspberry Pi 2 e MinnowBoard Max, a versão chega com muitas possibilidades de prototipagem para desenvolvedores.
Physical Web: entenda o projeto sobre a Internet da Coisas do Google
O que é o Windows 10 IoT Core
A Microsoft já havia anunciado que o Windows 10 para a Internet das Coisas seria dividido em “classes”. Essa é a primeira delas: dispositivos pequenos que podem ter ou não telas. Além dela, ainda vão ser disponibilizadas uma versão para os dispositivos móveis e outra para os de indústria.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
No Windows 10 IoT Core, os aplicativos que são produzidos por desenvolvedores são os Apps Universais. Além disso, a exigência de hardware onde a máquina vai rodar é bem pequena: 256 MB de RAM e 2 GB de espaço para armazenamento. O sistema ainda é compatível com os processadores X86 ou ARM.
Desenvolvida para trabalhar com linguagens open source, essa versão pode ser usada com o Visual Studio. A atualização para ela, que estava em testes desde a Build, traz suporte a Wi-Fi e Bluetooth, novas APIs, que facilitam o controle de configurações e melhorias de performance no Raspberry Pi 2.
Trabalhar com o Windows 10 IoT Core é simples para desenvolvedores. Basta baixar o Visual Studio 2015 e outros programas que podem ajudar no PC. Depois, é só instalar o Windows 10 IoT Core no dispositivo, configurá-lo e começar a criar seu app universal. Segundo a Microsoft, isso tudo pode ser feito em aproximadamente 3 horas.
A Internet das Coisas
Internet das Coisas é o termo usado para se referir ao conceito de dispositivos que não são tradicionalmente conhecidos como tecnológicos, mas que atualmente ganharam as possibilidades de serem “conectados”. Eletrodomésticos, acessórios vestíveis, como roupas e calçados, são alguns exemplos disso. Esse novo Windows IoT visa popularizar ainda mais essa ideia.
Air Hockey Robot
Robôs, por exemplo, são uma boa aplicação para o Windows IoT. Air Hockey Robot é uma mesa de “hóquei de ar”, como aquelas nos parques de shoppings, totalmente robotizada, usando um sistema da Microsoft para rodar.
No site da Microsoft para Internet das Coisas, é possível ver alguns outros projetos de utilização do Windows 10 IoT: o Windows Remote Arduino, que cria um controle remoto usando uma placa de arduíno, uma Weather Station, para identificar informações sobre o clima, e muitos outros.
Via Microsoft e Windows Dev Center
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Spotify vai deixar artistas publicarem suas músicas no app; entenda
- Novo sistema de CAPTCHA do Google abandona texto e usa 'game de fotos'
- Descubra a música que está tocando com esta extensão para Chrome
- Paredão BBB 21: como votar para eliminar Carla Diaz, Fiuk ou Rodolffo
- Câmera da Fujifilm vem adaptada para amantes de selfies; confira
- Wi-Fi melhor? Veja as vantagens de usar um roteador dual band
- Como jogar o modo multiplayer de Dead Rising 4 no Xbox One e PC
- WhatsApp para iPhone: como acessar as mensagens marcadas com estrela
- Além de PUBG e Fortnite: veja cinco Battle Royales 'diferentões'
- Apps com figurinhas de WhatsApp para iPhone são removidos da App Store