O desconforto que algumas pessoas sentem ao usar headsets de realidade virtual está sendo resolvido por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a Nvidia. Eles desenvolvem um novo tipo de headset, baseado em um sistema que cria imagens tridimensionais semelhantes a hologramas em cada lente, gerando experiências de uso mais satisfatórias.
HoloLens deve 'sair do papel' para desenvolvedores em 2016
A nova tecnologia pretende criar óculos que apliquem a noção de campos de luz para funcionar, deixando de lado a simulação tridimensional convencional, a que estamos acostumados. Nesse novo modelo, cada imagem oferece mais pontos de referência focal, com mais detalhes de profundidade e uma variação nos pontos focais de cada elemento exibido pelo headset.
O headset foi desenvolvido com um conjunto de duas telas de LCD para cada lente, uma sobre a outra, com um pequeno espaçamento entre elas. A interação entre as duas telas é o que constrói a imagem tridimensional complexa, capaz de iludir o cérebro e evitar o cansaço e o enjoo depois de uso prolongado.
Mais interessante na pesquisa é que todo o projeto foi limitado a usar componentes eletrônicos que podem ser comprados no mercado por praticamente qualquer um, especialmente com financiamento de uma grande corporação, como a NVIDIA. Isso indica que essa tecnologia é viável do ponto de vista financeiro e uma derivação desse estudo pode chegar ao consumidor em pouco tempo.
O vídeo abaixo mostra a tecnologia em funcionamento:
Por que sentimos enjoo depois de algum tempo usando um headset de realidade virtual?
Isso é importante porque nossos olhos percebem o mundo à nossa volta capturando pequenas variações de perspectiva do que está no nosso campo visual. As variações dos movimentos constantes da pupila são corrigidas pelo cérebro, dando a sensação de final de profundidade, característica à nossa noção de espaços tridimensionais.
Num headset de realidade virtual convencional, isso não é possível. Nossos olhos acabam sendo forçados a perceber uma simulação de profundidade de uma imagem que não oferece essas variações de perspectiva, e o cérebro acaba tendo dificuldade em combinar as imagens captadas pelo olho em diferentes posições, já que a perspectiva é sempre a mesma.
A sensação de enjoo e desconforto depois do uso de um headset de realidade virtual está vinculada à forma pela qual nosso cérebro interpreta estímulos visuais em conjunto com outros estímulos físicos. Basicamente, esse tipo de enjoo é causado pela mesma razão pela qual algumas pessoas podem sentir-se mal ao tentar ler um livro durante um passeio de ônibus, ou carro. Como o seu olhar está fixo em alguma coisa durante um tempo, e o corpo continua sentido as irregularidades do pavimento, o cérebro entra em conflito para filtrar as duas informações conflitantes, e o resultado é o enjoo.
Qual é o melhor modelo de óculos para realidade virtual para comprar? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Nesk, FalleN e Dynquedo levam Prêmio eSports Brasil 2018; veja ganhadores
- Fones de ouvido personalizados: escolha um aparelho com a sua cara
- Maps.Me ganha rotas de metrô offline em Brasília e Salvador
- Conheça os principais fones de ouvido profissionais no Brasil
- UFC Mobile: Ronda Rousey substitui Jon Jones como a estrela do game
- XMA Brasil Mega Arena: edição carioca mudou o local do evento
- Free Fire: jogador da paiN Gaming é banido do 2° Split da LBFF 2020
- Novo fone de ouvido esportivo de 'The Rock' promete 16 horas de música
- Como criar um GIF 3D
- Como colocar novos emojis no Android com app Emoji Belos Emoticons