Depois de algum tempo de uso, celulares costumam sofrer congelamentos repentinos. O travamento pode acontecer por falta de memória suficiente para rodar o volume de dados armazenado no aparelho ou significar que ele precisa de um upgrade no sistema. As atualizações dão aos smartphones condições de gerenciar melhor arquivos, aplicativos, fotos, vídeos e tudo mais que estiver guardado na memória.
Veja os cinco apps que mais consomem bateria, memória e dados no Android
Estes são apenas algumas motivos que podem fazer o seu celular travar constantemente. Ainda há telefones que param de responder por causa de aplicativos e até pela presença de vírus. Abaixo, confira alguns motivos e descubra as soluções para se livrar deste problema.
Memória insuficiente
Há muitos aplicativos interessantes que facilitam o dia a dia e isso é motivo suficiente para que o usuário se renda a eles. Tantos apps cabem de forma apertada no celular, e isso costuma resultar em travamentos.
Aquela mensagem impertinente de “memória insuficiente”, exibida quando mais um aplicativo é barrado no telefone, é apenas um sinal de que tem coisa demais no telefone.
Para se livrar do problema desinstale os apps que não são mais usados. Também é indicado limpar o cache e os dados dos aplicativos que são usados com frequência. Estas medidas vão ajudar a liberar uma parte significativa da memória do aparelho.
Sistema operacional desatualizado
Um sistema desatualizado também pode causar lentidão e travamentos, já que as atualizações servem para corrigir possíveis falhas. Para resolver, vá na seção de configurações, busque a opção “Sobre o telefone” e depois ”Atualizar Sistema”. Caso exista uma versão mais recente do gerenciador o seu celular será atualizado automaticamente.
Aplicativos de plano de fundo
Muitos aplicativos agem em segundo plano ou em plano de fundo, como os papéis de parede e outros serviços que funcionam mesmo que o usuário não esteja com sua interface aberta, e podem ser o motivo para que o telefone dê algumas engasgadas.
Dependendo da quantidade, estes apps consomem muita memória e exigem mais atividade do sistema operacional de forma “escondida”. O sistema, então, não aguenta o tranco e para de funcionar. A solução: se não são importantes, delete-os.
Jailbrake (iOS) e root (Android)
A interferência no sistema operacional de forma alternativa é outro
Por outro lado, problemas podem aparecer. Com jailbrake e roots, aplicativos não-oficiais podem ser instalados, mas a entrada de vírus fica mais suscetível. Caso o usuário não saiba utilizar o recurso muito bem, ele pode desinstalar serviços cruciais que fazem o smartphone se manter “vivo” e deixá-lo inutilizável.
Reset
Atualizações de aplicativos também podem resultar em travamentos. Para eliminar o problema, basta resetar o telefone, reiniciando-o para que a atualização seja efetivada. Outra alternativa é desligar o telefone e aguardar por volta de cinco minutos para ligá-lo novamente.
Formatação
Assim como acontece no computador, uma formatação pode eliminar arquivos problemáticos e aplicações desnecessárias no celular. Antes de formatar, é indicado fazer um backup para garantir que nenhum dado seja perdido.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fone de ouvido no PC só funciona de um lado? Veja como resolver
- Cinco jogos de tênis de mesa e quadra online para baixar no celular
- AMD lança sexta geração das APUs com núcleos Excavator e mais segurança
- Charlie Brown Jr em Tony Hawk's e mais oito jogos com músicas brasileiras
- Como alternar entre launchers de forma nativa no Android Lollipop?
- Fone Bluetooth Jaybird X3 chega ao Brasil com oito horas de bateria
- Twitter revela os emojis mais usados no Brasil em 2019
- PS4 vs PS5: confira o que muda em Watch Dogs Legion na nova geração
- Novo PC 'de bolso' chega com preço baixo, processador top e resolução 4K
- macOS Catalina: atualização pode causar problemas em computadores da Apple