O iPhone e outros dispositivos da Apple podem vir equipados com um detector de fumaça no futuro. É isso que indica uma patente registrada pela empresa e divulgada nesta terça-feira (1). Com o projeto, será possível acoplar a tecnologia aos eletrônicos. E o iPhone poderia identificar o início de um incêndio e até mesmo apagar o fogo. 

Vírus invade iPhone desbloqueado e rouba dados de 225 mil Apple IDs

Se o usuário estiver dormindo, ou não perceber o início do incêndio, o celular poderia alertá-lo e e chamar ou Corpo de Bombeiros. 

Apple pode lançar iPhones com sistemas capazes de detectar fumaça (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Segundo o site Apple Insider, a partir dos dados coletados pelos outros sensores do iPhone, as informações completas são encaminhadas para as autoridades, como a localização do incêndio, a temperatura do ambiente e se o proprietário está próximo do aparelho e do fogo.

Integração com HomeKit

Num cenário de casa completamente conectada, a detecção de incêndio por parte do iPhone poderia dar início a uma série de ações de combate ao fogo, pré-determinadas pelo Apple HomeKit.

Detectores funcionam por luz e identificam a presença de fumaça interceptando raios luminosos, ou por ionização, em que a fumaça interrompe um circuito, provocando um alarme. O modelo para o celular seria menor, para caber nos limites de espaço de um smartphone, mas teria as mesmas capacidades dos modelos convencionais.

... rong>Documento descreve o uso de detectores de fumaça por luz e por ionização (Foto: Reprodução/USPTO)

Apesar de descrever o uso da tecnologia em uma série de dispositivos e a possível integração com o HomeKit, a liberação da patente não garante a aplicação do projeto de imediato nos lançamentos da Apple.

Qual é o melhor smartphone atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Apple Insider



>>> Veja o artigo completo no TechTudo