Antes mesmo de seu lançamento oficial, o episódio VII de Star Wars já começa a encher as prateleiras de produtos relacionados ao filme. Um exemplo é o novo mascote da série, o droid BB-8, que começa a ser vendido a partir de sexta-feira (4).
A versão real do robô foi criada pela startup Sphero em conjunto com a Disney e é menor que sua contraparte no filme. Ele pode ser controlado através de um aplicativo compatível com Android e iOS, que transforma o smartphone ou tablet em um controle remoto que também aceita comandos de voz.
Versão real do BB-8 pode ser controlada através de smartphone ou se mover sozinho (Foto: Reprodução/Sphero)
Além do controle manual, o droid também pode ser ordenado a executar movimentos pré-programados ou mostrar sentimentos, como mover a cabeça dizendo sim ou não. Ele possui um modo de patrulha, no qual se move aleatoriamente pelo ambiente, reconhecendo barreiras como móveis ou paredes.
O BB-8 também pode ser usado para gravar e reproduzir mensagens holográficas semelhantes às usadas na série e que podem ser vistas usando a tela do telefone. O robô pode se comunicar através de Bluetooth, possuindo um alcance máximo de 30 metros.
O droid vem acompanhado de um dock que permite sua recarga através de indução, mas sua bateria deixa a desejar, pois só tem autonomia suficiente de uma hora de uso. Segundo a Sphero, o BB-8 pode aprender com o comportamento do dono, mas a fabricante não deu detalhes sobre como isto ocorre.
Robô pode gravar e reproduzir mensagens holográficas na tela do celular (Foto: Reprodu�
... �ão/Sphero)
O robô deve começar a ser vendido a partir de sexta-feira (4), nas lojas da Apple e Best Buy nos Estados Unidos, além do próprio site da Sphero. O preço final do brinquedo é de US$ 150 (cerca de R$ 562). Ainda não se sabe, entretanto, se o produto pode ser enviado ao Brasil.