Os iPhone 6S e o iPhone 6S Plus, lançados pela Apple na última quarta-feira (9), trazem um recurso que promete transformar o modo como o celular reconhece o toque do usuário: o 3D Touch. Com a novidade, o iPhone conseguirá identificar diferentes níveis de intensidade de toque para ativar diferentes ações.
iPad Pro tem tela de 12,9” e canetinha stylus Apple Pencil
A nova tecnologia, que nos rumores era chamada de Force Touch, terá aplicações práticas em diversos apps como Instagram, Facebook Messenger , entre outros. Entenda o que o 3D Touch será capaz de fazer.
O que é?
Apesar do nome, a nova tecnologia da Apple não tem nada a ver com o 3D presente nos filmes do cinema. Na verdade, o 3D Touch é uma forma de reconhecimento da densidade de toques e nada interfere na reprodução de imagens. Ou seja, ela adiciona novos comandos gestuais ao smartphone.
Para tornar o 3D Touch real, a Apple implementou novos sensores atrás do vidro e integrados ao painel LCD do aparelho capazes medir a força aplicada sobre a tela. Assim, os novos iPhones conseguem identificar não só os toques na horizontal e vertical, mas também sentir a a sua profundidade.
Assim como no novo MacBook, o iPhone 6S virá com um componente capaz de oferecer pequenas vibrações conforme o usuário aplica a força à tela do telefone. Assim, ao clicar no celular, o usuário terá a impressão de estar usando um trackpad.
O Mate S, smartphone da Huawei lançado na IFA, também conta com a tecnologia usa os dados de pressão exercida pelos dedos sobre o display para acionar recursos como zoom em imagens.
Para que serve?
Com o 3D Touch o iPhone será capaz de reconhecer uma gama muito maior de gestos e suportar muito mais atividades. Logo na tela inicial do sistema, por exemplo, o usuário poderá selecionar o aplicativo da câmera de forma suave para escolher entre: tirar uma selfie, gravar um vídeo normal, em câmera lenta ou tirar uma foto tradicional.
A novidade também funcionará em aplicativos terceiros, permitindo que o usuário acesse as notificações do Instagram sem ter que entrar na tela inicial do app. No geral, o 3D Touch promete ser bastante útil para visualizar informações sem sair da tela anterior - estilo pop-up.
Ao receber uma mensagem com um endereço, por exemplo, bastar clicar sobre o local para abrir um mapa em uma janela menor, c
A janela pop-up também poderá ser exibida em tela inteira. Para isso, basta realizar um toque mais forte no conteúdo aberto - esse movimento é conhecido como "Peek and Pop". Ao arrastar o dedo durante uma pré-visualização, o usuário poderá realizar outras ações, que dependem da aplicação que estiver aberta.
O 3D Touch também substituirá o conhecido gesto feito para visualizar todos os aplicativos abertos no iPhone. Ao invés de clicar duas vezes no botão Home do celular, o usuário deverá pressionar fortemente a extremidade da tela. Além disso, será possível transformar o teclado virtual do sistema em um trackpad, ao aplicar mais força na tela do aparelho.
Por fim, os aficionados por personalização poderão utilizar a nova tecnologia para ativar os papéis de parede animados na tela de bloqueio. O recurso deve funcionar tanto para os wallpapers padrão da Apple tanto para as novas Live Photos, apresentadas nesta quarta-feira (9).
Em quais aparelhos?
Inicialmente, o 3D Touch estará disponível somente nos mais recentes lançamentos da Apple: iPhone 6S e 6S Plus. Estão de fora até mesmo do iPad Pro e o iPad Mini 4. No mundo, o lançamento do smartphone será no dia 25 de setembro, mas o Brasil terá de esperar mais um pouco - ainda não há previsão de lançamento por aqui.
A simples atualização para o iOS 9, que será lançado mundialmente no dia 16 de setembro, não dará acesso aos recursos do 3D Touch, que necessita dos novos sensores implementados nos iPhone 6S para funcionar.
Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aprenda como fazer um Oculus Rift caseiro; siga as dicas
- Overwatch League Season 2 será transmitida para o Brasil na Twitch TV
- League of Legends recebe patch 9.7; veja o que deve mudar no meta do LoL
- Facebook cria centro inédito de programação no Brasil; conheça o Estação Hack São Paulo
- Teamfight Tactics: veja novos campeões e composições para o TFT: Galáxias
- Windows 10 pode rodar em calculadora com apenas 32 MB de memória RAM
- Magic: The Gathering Arena: veja as cartas mais 'apelonas' do game
- Instale o Instagram de forma mais simples, usando o app do Facebook
- Como bloquear conteúdo no YouTube Kids
- FIFA 18: lista traz os melhores jogadores Prata do modo Ultimate Team