Comprar um cabo HDMI no futuro não vai mais ser uma tarefa arriscada. Agora, a HDMI LLC, entidade que regula o uso desse padrão de comunicação, desenvolveu um selo que será usado apenas por cabos que tenham passado em testes de desempenho que garantem ao produto capacidade de transmissão em 4K com qualidade.

Veja dicas para escolher um novo cabo HDMI

Atualmente, ao comprar um cabo HDMI, o consumidor pode acabar levando para casa um produto de qualidade inferior. Como esse tipo de conexão tende a ser usada para a transmissão de conteúdo de alta resolução, um cabo ruim pode comprometer a qualidade de som e imagem.

Novo selo deverá estar presente em cabos a serem comercializados a partir de janeiro de 2016 (Foto: Divulgação/Creative Commons)

O selo foi criado para evitar que produtos incapazes de atingir a meta de 18 Gbps (gigabits por segundo) do novo padrão HDMI 2.0 cheguem com facilidade ao consumidor. Uma velocidade menor de transmissão, ou instabilidade, podem fazer com que a transmissão de um vídeo em 4K apresente falhas e atrasos.

Para ostentar o selo, o fabricante terá que homologar seu produto em uma série de testes que visam determinar se o cabo é capaz de transmitir o total de 18 Gbps, o que é suficiente para exibição de vídeo em 4K, com imagens HDR e múltiplos canais de áudio.

No Brasil, os consumidores também deverão encontrar o selo na embalagem dos produtos, já que o processo de licenciamento e as especi

... ficações a que os fabricantes precisam se adaptar valem no mundo todo. Segundo a HDMI LLC, os primeiros cabos certificados com o selo premium devem chegar ao consumidor no começo de 2016.

TVs OLED valem mais a pena do que as Ultra HDs (4K)? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Via PC World e HDMI Group

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo