Um novo vírus do Android, batizado de Kemoge, tem se espalhado com facilidade entre aparelhos que rodam o sistema operacional do Google .Uma vez instalado, o malware exibe uma grande quantidade de anúncios indesejados na tela do smartphone infectado e pode dar aos hackers controle total do aparelho. A praga virtual, descoberta por especialistas em segurança da empresa FireEye e divulgada nesta quinta-feira (8), consegue, inclusive, explorar brechas e fazer root no aparelho, sem que o usuário perceba.
O Kemoge é distribuído de forma oculta em lojas independentes de aplicativos - e não na Google Play Storee já atinge usuários de 20 países.
Pesquisadores alertam para o risco de se baixar aplicativos de lojas desconhecidas (Foto: TechTudo/ Luciana Maline)
O vírus contém uma série de mecanismos para executar processos que podem dar acesso root aos controladores do aparelho. Nesses casos, os criminosos que desenvolveram e controlam o Kemoge podem ter acesso total ao dispositivo da vítima.
Segundo os especialistas, uma vez garantido o acesso root ao aparelho, o Kemoge tenta obter o IMEI, além de outras informações armazenadas no gadget. Com o código numérico em mãos, hackers podem até mesmo travar o dispositivo.
A partir do monitoramento de um celular infectado e do tráfego de dados entre o vírus e o servidor que o controla, foi possível identificar também tentativas de desabilitar recursos de segurança e antivírus instalados no smartphone.
Doze aplicativos já foram identificados como infectados pelo vírus:
A maneira mais segura de evitar surpresas desagradáveis com vírus desse tipo é sempre ter cuidado na hora de instalar apps. Evite lojas genéricas e, sobretudo, só instale programas nas lojas oficiais das Fabricantes.