Uma ideia desenvolvida pela Apple pode levar a carregadores que usem os alto-falantes em dispositivos de diversos formatos para transmitir energia. O projeto, registrado no órgão que documenta patentes nos Estados Unidos, explica um sistema de recarga por indução possível de ser aplicado em qualquer eletrônico com alto-falantes.
De acordo com a criação da Apple, o alto-falante ou microfone atuariam como bobinas, que são os componentes responsáveis pela criação da tensão necessária para que a energia flua e, no fim das contas, carregue a bateria do seu aparelho.
Apple já utiliza tecnologia parecida na recarga do Apple Watch (Foto: Divulgação/Apple)
Desconsiderando o uso dos alto-falantes como bobinas para conduzir a eletricidade, o processo de indução funcionaria da mesma forma que é comum atualmente: um carregador estabeleceria um campo magnético com o aparelho para que a eletricidade seja transmitida.
Ao usuário, bastaria usar um carregador por indução compatível com essa tecnologia para alimentar desde um iPhone a um MacBook.
O documento explicando a ideia foi submetido ao escritório de registros
... em 2013 e não há, no momento, indicação alguma de que o projeto esteja em vias de ser aproveitado em novos produtos da Apple. Em todo caso, vale lembrar que a Apple já usa a tecnologia de indução para carregar a bateria do Apple Watch.