O PS3 ainda é um console com bastante vida útil, principalmente para quem curte jogos de RPG e ainda não teve a oportunidade de conhecer todos. Entre os games do gênero que se destacam estão grandes títulos como Final Fantasy 13, Fallout 3, Child of Light e Demon’s Souls. Relembre a lista com os melhores e corra atrás se ainda não os jogou.
Confira os melhores jogos MMORPG e RPG de estratégia por turnos
Ni No Kuni: Wrath of the White Queen
Ni No Kuni: Wrath of the White Queen talvez possa ser considerado o melhor RPG do PlayStation 3. Além dos gráficos que lembram desenho animado com fidelidade, o jogo tinha história e produção feita pelo estúdio Level-5 em parceria com o Studio Ghibli, famoso por animes como "A Viagem de Chihiro" e "Meu Vizinho Totoro".
A história é muito tocante e tem diversos momentos emocionantes. O jogo em si é enorme, com bastante exploração e também muito a se fazer – capturar monstros para seu grupo, participar de missões paralelas, descobrir segredos, entre outras tarefas. Um game que já se tornou um verdadeiro clássico.
Esse é um jogo polêmico. Alguns amam, outro odeiam. Final Fantasy 13 recebeu críticas quando foi lançado graças à linearidade e pouca exploração de cenários, mas o game em si funciona muito bem como um novo título da série, seja pelos gráficos ou pela jogabilidade de ação.
Na história heroína Lightning embarca na missão de salvar a irmã de uma maldição. O game tem ambientação futurista, apesar de conter diversos elementos medievais. Os gráficos são o grande destaque e, para a época em que foi lançado, era o melhor já produzido para o PS3.
The Elder Scrolls 5: Skyrim
The Elder Scrolls 5: Skyrim quebrou todos os paradigmas na série e veio com uma nova proposta: ser ainda mais ambicioso. Pode-se dizer que o jogo conseguiu, já que é um dos melhores da geração passada.
De ambientação medieval e jogabilidade em primeira pessoa, Skyrim surpreendeu por ser um game “infinito”, com missões geradas quase automaticamente, o que permite a jogatina quase eterna, mesmo após o término da história.
Mass Effect 2
Muitos não consideram Mass Effect 2 um RPG, mas a própria produtora BioWare o classifica dessa maneira. E eles estão corretos, já que há evolução de personagem, missões a serem realizadas e exploração, elementos clássicos do gênero. Em Mass Effect 2 o estúdio realizou sua obra-prima da série.
O game continua as aventuras do comandante Shepard (que também pode ser uma mulher, dependendo da escolha do jogador), e já começa com bastante ação e momentos surpreendentes. O título também tem belos gráficos e, apesar de ter chegado no PS3 depois da concorrência, foi um dos melhores jogos da plataforma.
Dragon’s Dogma
Dragon’s Dogma foi a surpresa da Capcom na geração passada. O game é um RPG típico e, em alguns momentos, lembra bastante Skyrim, a não ser pela jogabilidade, que é em terceira pessoa e voltada para ação.
Na aventura, o jogador controla um personagem criado do zero que busca revelar segredos sobre a própria origem. É possível designar outros heróis para ficarem no grupo, com ações pré-programadas e classes diversas. Combates cheios de ação e magias poderosas ajudam a torná-lo um excelente game.
Fallout 3
Fallout 3 é da mesma produtora de Skyrim, a Bethesda, e pode até ser considerado a opção futurista do mesmo gênero e de jogabilidade similar para quem não gosta de fantasia medieval, apesar de ter sido lançado antes.
Dragon Age: Origins
Dragon Age: Origins é uma opção no PS3 para quem tem saudades da série Baldur’s Gate. Produzido pela mesma empresa, a BioWare, este é um RPG dos mais clássicos e com elementos que lembram as aventuras do RPG de papel, com interpretação de personagens.
Apesar de ter sua melhor versão no PC, com direito a jogabilidade diferenciada, a edição do PS3 não faz feio, com muitos elementos idênticos, além de um bom elenco de personagens e enredo que te prende a atenção do início ao fim.
Child of Light
Child of Light foi a grande surpresa da geração passada, vinda diretamente da Ubisoft. O game é um RPG simples, porém cativante, com gráficos singelos e que mais lembram uma pintura artística de tão bonitos.
Com batalhas em turno e formação de grupos, o jogo coloca o usuário no comando da princesa Aurora, que segue o caminho ao longo dos cenários até se tornar adulta e conhecer os segredos que a ameaçam. O game fez história no final da geração do PS3.
Demon's Souls
Se hoje há Dark Souls e Bloodborne, tudo deve-se ao pioneiro do estilo, Demon’s Souls - lançado exclusivamente para o PS3. O mais curioso é que se trata de um jogo japonês da Sony e que não fez muito sucesso no Japão. Quando veio para o ocidente, porém, a fama estourou e rendeu as sequências e outros títulos da mesma empresa, a From Software.
O game coloca o jogador no comando de um guerreiro em jogabilidade de terceira pessoa, com a missão de lidar com as mais monstruosas ameaças em nível de alto nível de dificuldade. Até hoje é um dos games mais difíceis da plataforma, mas também é igualmente recompensador para quem decide encarar o desafio.
3D Dot Game Heroes
3D Dot Game Heroes pode ser chamado de “gema escondida” no PS3. Pouca gente o conhece, mas ele é da mesma produtora original de Demon’s Souls e chama a atenção pelo estilo gráfico.
Na época em que Minecraft também não era famoso, o game ofereceu um visual de “blocos 3D” bem simpático, que lembrava jogos 8bit, mas em ambiente tridimensional. Além disso, a jogabilidade tentava imitar clássicos do RPG antigo, cheio de carisma e coisas a ser descoberta.
Quais os melhores MMORPGs para navegador? Opine no Fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- F2TekKz conquista FUT Champions Cup Bucharest de FIFA 19; brasileiro é vice no PS4
- Clash, no modo do LoL, bate mais de 1 milhão de jogadores em beta global
- Pokémon Go começa a receber os Pokémon de Alola
- Microsoft divulga lista completa de jogos do Xbox Game Pass Brasil
- Como usar o gravador de tela para registrar aplicativos no Windows 10
- PES 2020: veja os bugs mais engraçados do jogo de futebol da Konami
- Patinetes elétricas da Grin são alvo de furto e venda ilegal na Internet
- Review: Spider-Man: Miles Morales capricha na diversão para novos fãs do herói
- Como fazer uma tabela no Excel
- Como resetar a smart TV da LG e restaurar as configurações de fábrica