Liberar memória pode ser útil para rodar aplicativos pesados e jogos sem deixar o computador lento ou travando. A dica é especialmente útil para quem possui uma máquina com pouca RAM disponível. Se esse é o seu caso, siga os passos e aprenda a descobrir quais aplicativos estão consumindo mais memória em seu Mac e veja como finalizá-los para liberar RAM e “desafogar” o seu computador.
Para otimizar o resultado, você deve priorizar os aplicativos que estão consumindo mais memória RAM em seu Mac. O sistema da Apple conta com um utilitário integrado que permite descobrir isso facilmente. Veja como usá-lo.
Passo 1. Abra o “Monitor de Atividade”. Ele pode ser localizado em “Utilitários”, na pasta de aplicativos, ou através do Spotlight. Nesse caso, basta pressionar “command + espaço” ou clicar sobre a lupa, no canto superior direito da tela, e digitar “monitor” (sem aspas);
Abra o monitor de atividades do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 2. Na janela do Monitor de Atividade, abra a aba “Memória” e clique sobre a coluna de mesmo nome para ordenar os aplicativos por consumo de RAM. Os primeiros da lista são os que estão gastando mais e memória e, portanto, devem ser priorizados;
Classificando aplicativos por uso da RAM (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Encerrando aplicativos
Agora que você já sabe quais aplicativos estão consumindo mais RAM em seu Mac, basta finalizá-los para liberar memória para outros apps e jogos. Para isso, confira as dicas abaixo.
Passo 3. Abra a janela do aplicativo que você quer finalizar e pressione as teclas de atalho “command + q”. Você também pode acessar o menu com o nome do aplicativo e clicar em “Quit” ou “Encerrar”, dependendo do idioma do app;
Passo 4. Caso o aplicativo não tenha nenhuma janela, é provável que ele esteja aberto e sendo executado em segundo plano. Para finalizá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do app, na Dock, e clique em “Encerrar”.
... class="foto componente-conteudo"> Finalizando aplicativo em segundo plano (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Pronto! Com essas dicas, você conseguirá liberar memória RAM em seu Mac para rodar aplicativos pesados ou jogos sem precisar reiniciar.