Consumidores interessados em placas de vídeo para seus computadores têm diversas opções no mercado. Além de precisar definir qual tipo de GPU vão usar, ou NVIDIA, ou AMD, o usuário também terá de escolher entre uma série de fabricantes de placas, como Asus e Gigabyte.
Asus ou Gigabyte: qual marca oferece os melhores modelos de placa-mãe
Aqui, vamos analisar as linhas atuais de placas de vídeo dessas duas marcas para classificar quem sai na frente na atual geração em termos de performance, overclocking, disponibilidade e preços.
Desempenho: Empate
O desempenho depende, primeiramente, do tipo de chip gráfico utilizado. Uma placa com processador Geforce GTX 980, por exemplo, terá desempenho bastante similar, independente do fabricante.
Mas tanto Gigabyte como Asus oferecem versões mexidas dessas GPUs, com um pouco mais de performance. A Gigabyte, por exemplo, lançou recentemente uma linha de placas gráficas da Nvidia com overclock de fábrica de números respeitáveis.
Sob essa perspectiva, se a ideia é buscar placas de vídeo com tecnologia da Nvidia, a melhor opção do usuário, no momento, são as Gigabyte. As versões da Asus com o mesmo tipo de performance tendem a custar mais caro em virtude de sistemas de refrigeração mais elaborados, que misturam água e ar.
Quem é fã da AMD encontra ótimas opções nos dois fabricantes. Tanto Gigabyte como Asus contam com portfólios vastos, desde as placas R9 intermediárias às poderosas e cobiçadas R9 Fury.
Overclock: Gigabyte
As comparações aqui vão de modelo a modelo e podem variar conforme design térmico, opções de alimentação da placa e alguns detalhes do gênero.
Mas, em geral, a Gigabyte tem uma pequena vantagem na comparação. Por exemplo, uma Geforce GTX 970 da Asus possui conector único de oito pinos para alimentação, enquanto que as versões da Gigabyte possuem dois conectores de oito pinos, garantindo opções mais extremas de overclock para esse modelo.
O que não significa que apostar na Asus seja um tiro no pé. Há versões da fabricante taiwanesa com melhor suporte à aceleração por parte do usuário e a vantagem da Gigabyte, nesse momento, pode ser momentânea já que é questão de tempo para que a Asus promova novos lançamentos.
Durabilidade: Asus
Ao longo dos anos, a Asus construiu uma reputação de desenvolver placas-mãe e de vídeo de maior qualidade e resistência em função do uso de componentes eletrônicos de melhor qualidade.
Embora a vantagem já não seja a mesma porque os concorrentes evoluíram, esse ponto ainda é relevante na hora de decidir a compra.
Drivers: Empate
Atualmente, drivers são uma responsabilidade dos fabricantes das GPUs, como Nvidia e AMD. Nesse sentido, tanto Gigabyte como Asus estão bem servidas deles, com atualizações constantes que promovem correções de bugs e, o mais importante, ganhos de desempenho na hora de jogar. Dependendo do caso e modelo de placa, alguns drivers são atualizados mais de uma vez no mesmo mês.
Disponibilidade: Empate
Atualmente, a Asus tem boa presença no mercado de placas gráficas do Brasil, especialmente quando o assunto são GPUs da Nvidia, o que não acontecia há poucos anos quando suas VGAs eram bastante cobiçadas e relativamente difíceis de achar no país. Em todo caso, as placas da Gigabyte costumam ser mais fáceis de se encontrar no Brasil porque, em geral, tendem a ter uma relação entre custo e benefício um pouco melhor.
Outra pequena vantagem da Gigabyte é o fato de ter uma linha de placas mais fragmentada do que a Asus, o que
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook Stories começa a ser testado em mais perfis no Brasil e no mundo
- Como atender ligações apenas no modo viva-voz do iPhone?
- Repetidor de Wi-Fi com problema de conexão? Veja como resolver
- App de mensagem do Android atualiza com integração ao Maps e stickers
- Overwatch: confira cinco easter eggs em Paris, novo mapa do jogo
- Baldur's Gate 3 é anunciado e será lançado para PC e Google Stadia
- App do iCloud para Windows 10: veja como baixar e usar no PC
- Como mudar a configuração de frequência do roteador e melhorar o Wi-Fi
- Call of Duty: Infinite Warfare invoca os anos 80 com Zombies in Spaceland
- Como criar uma apresentação de slides com efeitos sonoros no PowerPoint