O iPhone é um celular muito desejado e, a cada versão lançada, modelos antigos ficam com preço mais atrativo para quem não quer pagar caro pelo top de linha da Apple. Esse é o caso do iPhone 5S, lançado em 2013, duas gerações atrás do iPhone 6S, que desembarcou no Brasil no último dia 13.
iPhone 5S ou iPhone 5C: qual celular antigo da Apple vale a pena comprar?
O iPhone 5S traz portabilidade e o design elegante da Apple, mas, será que ainda vale a pena comprar o celular? Veja a seguir pontos positivos e negativos do modelo antigo da Apple e descubra se ele é o celular ideal para você.
Pontos positivos do iPhone 5S
Leia a seguir quatro vantagens de apostar no smartphone antigo da Apple.
1. Design
A Apple é conhecida pelo design elegante de seus produtos, algo evidenciado pelos contornos icônicos do iPhone 5S. O celular tem corpo de alumínio e vidro Gorilla Glass na parte frontal, para proteção contra arranhões. Apesar de concorrentes como Samsung e Sony investirem em melhorias importantes eu seus smartphones, muitos ainda consideram o iPhone o mais atrativo visualmente.
O corpo do aparelho tem tamanho ideal para segurar sem desconforto e guardar nos bolsos. Suas dimensões podem atrair quem busca por um celular avançado sem comprometer a usabilidade com uma só mão, por exemplo.
2. Qualidade do display
Com exceção do iPhone 4, o celular da Apple nunca chamou atenção pela resolução da tela. Porém, ela não deixa de ser uma das melhores do mercado, com brilho intenso e cores bem balanceadas. Mesmo não sendo HD, o display IPS do iPhone 5S oferece 326 pixels por polegada em 4 polegadas de diagonal.
3. TouchID
A grande novidade do modelo 5S, aperfeiçoada em modelos mais recentes e adotada pela concorrência, é o sensor de impressões digitais no botão Home. Com ele, é possível manter o telefone protegido contra acesso não autorizado sem precisar de senhas. O TouchID, como é chamado, também facilita compras de apps e músicas na loja da Apple, servindo como atalho para agilizar a transação e evitando que crianças, por exemplo, baixem jogos pagos sem permissão.
Esse recurso só é visto com a mesma eficiência no Galaxy S6 e em aparelhos que ainda nem desembarcaram no Brasil, como o Nexus 5X e o Nexus 6P.
4. Desempenho fluido
Uma vantagem clara do iPhone frente aos celulares com Android é o aproveitamento completo do que o hardware pode oferecer. Com apenas 1 GB de RAM, o iPhone 5S consegue lidar muito bem com vários apps abertos e oferecer transição de telas fluida em qualquer ocasião. Aplicativos pesados podem demorar a carregar, mas as animações são raramente prejudicadas. Portanto, mesmo comprando um aparelho lançado há dois anos, o usuário ainda terá uma experiência sólida na maioria dos apps para iPhone.
Desvantagens do iPhone 5S
Abaixo estão os quatro motivos para não comprar um iPhone 5S atualmente.
1. Tamanho da tela
Embora sua qualidade seja um ponto positivo, a tela de do iPhone 5S peca pelo tamanho reduzido. São somente 4 polegadas, contra as 5 ou 6 polegadas oferecidas pelos concorrentes. Como resultado, é mais difícil navegar na web, pois as páginas mostram menos conteúdo; assistir a vídeos não é tão bom; e até digitar no teclado virtual pode ser difícil para quem tem mãos grandes. As dimensões até favorecem quem gosta de celulares compactos, mas, para muitos pode ser um ponto negativo.
2. Armazenamento
O modelo mais barato do iPhone 5S tem 16 GB de memória interna, o que po
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como consultar preços de voos baratos com o TripAdvisor
- Doom 4: vídeo do game cancelado mostra game inspirado em Call of Duty
- Como criar e usar marcadores no Gmail
- Dropbox ganha chave de verificação física U2F; veja como usar
- Hub portátil para MacBook adiciona oito entradas extras ao notebook
- MSI 2021: paiN é derrotada pela MAD Lions e perde chance de classificação
- Conheça as armas do novo Doom, da serra elétrica à BFG9000
- Como desativar notificações de sites no Google Chrome
- Yandex Browser: Navegador russo começa testes com foco em privacidade
- Xiaomi lança caixa de som inteligente com rival da Alexa no Brasil