Alex Kidd foi o protagonista de vários jogos da Sega – mesma empresa que criou Sonic. Seu primeiro jogo foi Alex Kidd in Miracle World, lançado para competir com Mario Bros, da Nintendo. Para relembrar a franquia, o TechTudo reuniu algumas curiosidades sobre este famoso personagem.
Sega Saturn faz 20 anos; confira curiosidades sobre o clássico console
Irmão gêmeo
O protagonista tem um irmão gêmeo: Igul. Ele se tornou príncipe regente de Radaxian depois que seu pai, King Thunder, desapareceu. Embora não tenha ficado tão famoso quanto seu irmão, Igul participou de quase todos os jogos de Alex Kidd.
A inovadora jogabilidade
Alex Kidd in Miracle World foi o primeiro título da franquia com um personagem carismático e jogabilidade inovadora. O jogo era do gênero plataforma side-scroller e trazia gráficos bonitos, diferentes cenários – os games da época faziam poucas alterações devido à baixa memória dos consoles – e uma mecânica muito divertida.
Alex Kidd era um menino que treinava artes marciais. Ele podia quebrar pedras e derrotar inimigos usando os punhos. Além de possuir diversos veículos que podiam ser controlados durante o jogo, os chefões de Alex Kidd in Miracle World eram derrotados em partidas de Jo Ken Po – ou Pedra, Papel e Tesoura.
Embora tenha sido lançado para Mega Drive em 1986, a franquia se consagrou em outro console da Sega: o Master System, pois o jogo veio na memória do console. A partir de então, os outros títulos da série foram lançados apenas para a plataforma mais atual.
Não foi o primeiro mascote
Muitos associam Alex Kidd como “O primeiro mascote da Sega”, mas a empresa teve outro personagem: o Opa-Opa, uma espécie de nave com emoções e sentimentos. Ele chamou atenção no jogo Fantasy Zone e foi considerado, por algum tempo, “A Cara da Sega”.
A queda
Aproveitando o sucesso de Alex Kidd, a Sega decidiu lançar mais jogos sobre o aventureiro, mas não obteve êxito. Em Alex Kidd The Lost Stars, lançado em 1986 para arcades, a dificuldade exagerada foi um dos fatores que fizeram do game um fracasso de vendas. Ainda esperançosa, a empresa lanço
Após o lançamento de Alex Kidd in the Enchanted Castle, a Sega conseguiu voltar com seu mascote e ter sucesso. Em 1990, ela lançou Alex Kidd in Shinobi World, onde apresentava melhoria gráfica, sonora e dificuldade moderada, tornando-se um sucesso de vendas.
Em 1991, a Nintendo lançou seu console Super Nintendo e o jogo Super Mario World, fazendo o Master System da Sega virar obsoleto. O avanço que o título da Big N trazia aos consoles fez com que a fama de Alex Kidd fosse apagada e, pouco a pouco, foi perdendo seu espaço.
Passando a toalha e Easter Eggs
Com a fama do console e do mascote da Nintendo, a Sega precisou criar outro jogo para disputar com sua rival. Foi criado Sonic, the Hedgehog, um ouriço azulado super-rápido. Apesar de não ter títulos exclusivos lançados, Alex Kidd fez aparições em jogos como Sega Superstars Tennis e Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed. Além disso, Alex Kidd apareceu de formas incomuns em outros games através de Easter Eggs, que indicavam a morte do pequenino.
Em Segagaga, jogo lançado pela Sega em 2001 para Dreamcast, Alex Kidd é visto trabalhando como atendente em um comércio. Mas, durante uma lembrança, ele aparece sendo substituído por Sonic ao chegar no estúdio onde trabalhava. Já em Altered Beast é possível ver, durante uma fase, os túmulos de Alex e Stella, os dois personagens marcantes da franquia Alex Kidd.
Quais os melhores jogos de Sonic the Hedgehog? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- FIFA 25 anos: relembre as melhores versões do game de futebol
- Como tirar print do Snapchat sem que ninguém saiba
- Chamada de vídeo em grupo no WhatsApp: quatro perguntas e respostas
- Testamos a Body Cardio, balança smart que faz check-up geral na sua saúde
- Câmera smart capta movimentos perfeitamente e é sucesso no Kickstarter
- Como derrotar Jack, o Estripador em Assassin’s Creed Syndicate
- Como salvar prints do PC direto no Dropbox
- Water cooler Corsair vale a pena? Veja modelos e preços para comprar
- Call of Duty Black Ops Cold War: veja requisitos para PC e como baixar
- iOS 10, MacOS Sierra e mais: brasileiros explicam novidades da Apple no WWDC