Dez videogames somam mais de 1 bilhão de unidades vendidas. Dos consoles atuais, o mais próximo de entrar no ranking é o Nintendo 3DS, que precisa vender mais 7,5 milhões de unidades para ultrapassar o NES, décimo da lista. Dentre PS4, Xbox One e Wii U, o videogame da Sony é o que tem o melhor desempenho, inclusive superior ao do console mais vendido da história. Confira a lista completa com os 10 videogames mais vendidos da história.
PlayStation 2: veja as curiosidades do console que comemora 15 anos
10. NES (Nintendo Entertainment System) – 61,91 milhões
O console da “geração 8 bits” da Nintendo foi lançado em 1983, e vendeu 61,91 milhões de unidades em todo o mundo, segundo dados oficiais da própria empresa. No Japão, país onde quase 20 milhões de unidades do videogame foram vendidos, o NES era conhecido como Famicom (Family Computer). O console foi o berço de jogos que se tornariam ícones como The Legend of Zelda e Super Mario Bros., que se tornaria o segundo game mais vendido da história, com mais de 40 milhões de unidades.
9. PlayStation Portable (PSP) – 80,82 milhões
O primeiro portátil da Sony foi lançado no fim de 2004 e teve uma disputa acirrada com o Game Boy Advance, portátil da Nintendo. Segundo o site VGChartz, o PSP vendeu 80,82 milhões de unidades. O videogame teve 5 diferentes modelos, entre eles o PSP Go, que possuía um design onde a tela deslizava para cima, exibindo os botões. É o único portátil a usar uma mídia ótica, os UMDs, pequenos discos que podiam armazenar até 1.8 GB de dados quando usadas as duas camadas.
8. Game Boy Advance (GBA) – 81,51 milhões
O portátil da Nintendo foi lançado em 2001 e vendeu 81,51 milhões de unidades até 2010. Os títulos campeões de vendas foram Pokémon Ruby e Sapphire (15,85 milhões de unidades) e Pokémon FireRed e LeafGreen Version (10,49 milhões), um remake colorido dos primeiros títulos da franquia Pokémon.
7. Xbox 360 – 84,97 milhões
A disputa pelo sexto videogame mais vendido da história pode até ser considerado um empate técnico entre Xbox 360 e
6. PlayStation 3 – 85,96 milhões
A disputa pelo segundo lugar dessa geração foi acirrada entre o PS3 e o Xbox 360, já que o Wii sairia vencedor. O videogame da Sony foi lançado em novembro de 2006, um ano após o console da Microsoft. E demorou bastante tempo para engrenar, já que seu valor era alto para os padrões da época (500 dólares no modelo com HD de 20 GBs e 600 dólares naquele com 60GBs). Para piorar a situação da Sony, esses valores cobrados eram bem inferiores ao custo de fabricação, levando a empresa nipônica a sofrer prejuízo com os consoles por um bom tempo. Entretanto, o PS3 ajudou a consolidar o Blu-Ray, vencendo o formato concorrente, HD-DVD, que tinha apoio da Microsoft.
5. Wii – 101,59 milhões
Após ver dois consoles “fracassarem”, a Nintendo resolveu mudar de estratégia. Ao invés de fabricar videogames poderosos como foram o Nintendo 64 e o GameCube, a empresa apostou em um equipamento mais simples, com uma interação até então inédita nos videogames: o controle de movimentos. Esse foi o Wii, lançado em 2006, e que alcançou vendas de 101,59 milhões de unidades, segundo dados oficiais da Nintendo. O console também teve o mérito de incluir grupos de pessoas até então ignorados, como idosos.
4. PlayStation – 104,25 milhões
O primeiro console da Sony foi lançado em 1994, e vendeu 104,25 milhões de unidades. O videogame foi fruto de uma parceria com a Nintendo, frustrada aos 45 do segundo tempo após decisão da criadora do Mario e Donkey Kong. A Sony decidiu levar o projeto adiante, sorte de nós, jogadores. No PlayStation vimos nascer franquias como Resident Evil e Gran Turismo (o título mais vendido com console, com 10,95 milhões), além de jogos que se tornaram clássicos como Metal Gear Solid e Final Fantasy VII.
3. Game Boy – 118,69 milhões
O primeiro videogame portátil da Nintendo foi lançado em 1989. De apenas 8 bits, exibia apenas 4 tons de cinza e funcionava com 4 pilhas. Vendeu 118,69 milhões de unidades somando todos os seus modelos – o Pocket, uma versão reduzida, e o Light, versão do Game Boy Pocket mas com iluminação da tela. Nesse total são incluídos, ainda, as vendas do Game Boy Color, uma espécie de sucessor com cores do Game Boy original.
2. Nintendo DS – 154,01 milhões
O Nintendo DS foi lançado em 2004 e foi o sucessor do Game Boy Advance. A grande inovação foi o uso de duas telas, uma delas sensível ao toque, algo que era muito utilizado em equipamentos como PDAs e agendas eletrônicas. A Nintendo lançou três modelos de DS: Lite, DSi e DSi XL, totalizando 154,01 milhões de unidades vendidas. Tanto o modelo original quanto o Lite possuíam retrocompatibilidade com o Game Boy Advance, através de uma entrada para cartuchos na parte inferior do portátil.
1. PlayStation 2 – 157,68 milhões
O PlayStation 2 consolidou de vez a Sony como fabricante de videogames, totalizando 157,68 milhões de unidades vendidas. Assim como o PlayStation original fortaleceu o CD como mídia, o PS2 foi de grande auxílio para a popularização do DVD, tanto que muitas pessoas compravam o videogame apenas para assistir filmes e shows, já que seu preço era inferior aos tocadores de DVD da época. O uso dessa mídia, que tem capacidade de armazenamento de no mínimo 4,7GB, permitiu o desenvolvimento de jogos grandiosos, como God of War, Final Fantasy X, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, GTA: San Andreas e Gran Turismo 4.
Qual é o melhor emulador para jogos no smartphone? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Incógnito: plugin Webchats esconde suas conversas no WhatsApp Web
- Samsung lança Galaxy Tab S6 Lite no Brasil; veja preço e ficha técnica
- GTalk: Como deixar de usar o Hangouts e voltar com o velho Google Talk
- Fone Bluetooth: veja oito modelos premium para comprar no Brasil em 2020
- Como configurar repetidor TP-Link
- Como encontrar e baixar wallpaper para celular no Pinterest
- Gera??o 2000: relembre os aparelhos que abriram o novo mil?nio
- Como fazer pedra lisa no Minecraft
- Como destravar novos carros em Forza Motorsport 6 Apex
- PC não reconhece o microfone do headset? Veja como resolver o problema