As placas de vídeo Fx 6300 e Fx 8350, ambas da AMD, estão no mercado há algum tempo, mas ainda sim muitos usuários têm dúvidas em relação a qual modelo escolher. Baseados na microarquitetura Piledriver e compatíveis com o socket AM3+, os processadores Vishera AMD FX-8350, com oito núcleos, e FX-6300, com seis núcleos, ainda são alternativas muito procuradas para quem está montando um PC. Confira os pontos principais para te ajudar a escolher entre os dois modelos.
Conheça os melhores processadores AMD para jogos disponíveis no Brasil
Configurações
O Fx 8350 utiliza o processo de fabricação 32nm, conta com oito núcleos e possui cache L2 e L3 com 8 MB, totalizando assim 16 MB de cache total. Seu ponto forte está na frequência de operação. Ele trabalha a 4 GHz podendo chegar a um clock turbo de 4.2 GHz. Como consequência, ele tem um consumo de energia notadamente maior, com um TDP de 125w.
Já o Fx 6300 utiliza o mesmo processo de fabricação de 32nm, mas a quantidade de núcleos é menor: ao todo são apenas seis. Outro ponto em que o 6300 perde para o seu irmão mais velho é a quantidade de cache. Ao todo ele tem 14 MB no total, divididos em 6 MB L2 e 8 MB L3. A frequência em que ele trabalha também é menor. O clock base é de 3.5 GHz. Em modo turbo ele chega a 4.1 GHz. O ponto positivo está no menor consumo de energia, com apenas 95w de TDP.
Como é de uma categoria superior, o Fx 8350 ganha de goleada do Fx 6300. São mais núcleos, uma maior quantidade de cache e um clock padrão maior. Vale destacar que ambos modelos são destravados sendo compatíveis com overclock.
Preço e disponibilidade
O Fx 8350 ganha nas configurações, mas o preço também é bem mais alto. Atualmente o modelo pode ser encontrado por cerca de R$ 800. Já o Fx 6300 é mais barato, podendo ser encontrado por cerca de R$ 490. Ambos os modelos podem ser encontrados facilmente, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce.
Custo-benefício
Para quem está com orçamento apertado, o FX-6300 é um dos modelos da categoria que apresenta uma ótima relação custo-benefício. Ele não oferece muito "gargalo" em conjunto com as placas de vídeo mid-end, tendo desempenho satisfatório, tanto em jogos atuais, quanto em operações do dia a dia.
Como recuperar dados de um HD externo danificado? Veja no Fórum do TechTudo.
Já o Fx 8350 é para quem busca um desempenho superior. Trabalhando com o clock maior, com mais núcleos e uma quantidade maior de cache, ele é uma opção para quem precisa executar tarefas mais pesadas como renderização de vídeo, programas de edição ou trabalhar com arquivos pesados.
Ou seja, se você está buscando um processador ‘barato’ para executar tarefas do dia a dia, mas que não decepciona nos jogos, o Fx 6300 é a melhor escolha. O dinheiro que sobrar, pode ser usado, para investir em outras peças, como uma placa de vídeo mais potente, por exemplo.
Já se o seu objetivo é extrair o máximo de desempenho e não se preocupar com um upgrade de processador nos próximos anos, vá de Fx 8350. Porém, um ponto deve ser analisado, como o TDP maior. Pode ser necessário usar um cooler que ofereça mais eficiência no resfriamento. Mas, mesmo assim, ele também é uma boa opção. Apesar de já ter alguns anos no mercado, este modelo ainda tem muito a oferecer.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- E3 2018: saiba tudo que acontece na conferência da Nintendo
- Como usar Google Find My Device para rastrear celular
- Fortnite: confira as novidades da Temporada 7 do Battle Royale
- Everything, Overcooked, Forza 7: veja os melhores simuladores de 2017
- Novo Pokémon e Granblue Fantasy Versus estão nos lançamentos da semana
- Horvy deve substituir Olofmeister na FaZe Clan durante a ESL One BH
- Flamengo bate T Show e está na final do Circuito Desafiante 2018
- Red Dead Redemption 2: como usar fast travel no jogo
- Mundial de LoL 2018: veja tabelas da fase de entrada e próximos jogos
- Novo Fable será lançado no Windows 10 em vez de ir para o Steam