Atualizar drivers do Windows é uma tarefa que pode dar trabalho se for realizada manualmente. Para resolver o problema, programas como Driver Booster e Driver Easy podem ajudar no processo, rastreando os controladores presentes no computador em busca de um software antigo. Os programas sugerem uma lista de drivers que podem ser atualizados com um clique, poupando tempo e ajudando a deixar o PC com máxima performance. Mas, qual é o melhor?
Como usar o Driver Booster e manter seu PC sempre atualizado com drivers
Confira o comparativo, veja as versões gratuitas lado a lado e descubra qual é o melhor nos quesitos design, desempenho, consumo de recursos e fornecimento de ferramentas extras.
Design: Driver Booster
A IObit é famosa pelo empenho em deixar seus programas com um design atrativo. Com o Driver Booster não é diferente. Com animações e otimização para telas de alta resolução, o app é agradável de olhar e organiza bem as informações, o que acaba facilitando o uso por quem não está acostumado com rastreadores de drivers. O software ainda permite personalizar a interface, optando por fundos branco, azul e preto, ou até com uma imagem escolhida pelo usuário.
Já o Driver Easy tem um design datado, que dá a impressão de não ter sido atualizado desde o início dos anos 2000. A aparência se reflete na facilidade de uso, pois desestimula o usuário a explorar as funcionalidades.
Uso de memória: Driver Booster
O Driver Easy ocupa menos espaço no disco, pois pesa somente 8,25 MB contra 47,1 MB do Driver Booster. Porém, o software da IObit é muito mais eficiente no consumo de memória RAM. Em estado de repouso, o app ocupa menos de 10 MB e não chega a 30 MB em pleno funcionamento. Por outro lado, o Driver Easy permanece na casa dos 55 MB de RAM estando ou não em atividade.
Obtenção de drivers: Driver Booster
O Driver Booster também ganha ao exercer melhor a principal função a que se destina: encontrar atualizações de drivers para o PC. O programa oferece mais informações sobre os drivers instalados, permitindo desinstalar ou reverter para outras versões, além de exibir uma lista maior de controladores desatualizados.
Em testes, o Driver Easy forneceu uma lista com a metade de drivers desatualizados, mostrando que seu conc
Recursos extras: Driver Easy
A grande vantagem do Driver Easy está em suas ferramentas extras. Além de encontrar drivers, o programa também permite fazer backup dos drivers e obter informações sobre o hardware do computador, como fabricante da placa mãe e quantidade de RAM e espaço em disco, entre outros dados. O Driver Booster se limita à atualização de drivers.
Conclusão: Driver Booster
O Driver Booster é mais bonito e mais eficiente na busca de drivers atualizados e ainda consome menos RAM, tornando-o a melhor escolha entre os programas de download automático de drivers. O Driver Easy não chega a ser ineficiente, mas perde nos principais quesitos para o concorrente e suas funções extras não fazem o download vale a pena. Na verdade, se o usuário quiser saber informações sobre o PC, é mais indicado obter um programa diferente para isso, como o AIDA64.
Como melhorar o desempenho do computador? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como configurar o alerta sonoro para excesso de velocidade no Waze
- Eleições 2020: WhatsApp bane mais de mil contas por disparo em massa
- CS:GO: ESL One Major Rio 2020 vai classificar times por ranking regional
- Cosplay de animes e jogos impressionam com realismo; veja canais
- Update Lumia Denim traz pastas e melhorias na câmera ao Windows Phone
- Como pausar e retomar atualizações do Windows 10
- Surge Mini é um fone de ouvido Bluetooth com bateria que dura 73 horas
- PS4: veja como usar o programa Media Player no console da Sony
- Files Go: Google promete transferência de arquivos quatro vezes mais rápida
- E3 2015: testamos o Elite, controle do Xbox One que pode ser customizado