Cientistas criaram o primeiro protótipo de bateria para notebooks que usa sódio no lugar do lítio para gerar carga elétrica. Segundo um estudo conduzido pela RS2E, que reúne pesquisadores e representantes da indústria do setor, a nova tecnologia é capaz de revolucionar a alimentação energética de dispositivos portáteis graças a um aumento considerável na durabilidade, que pode chegar a até seis vezes ao de baterias comuns usadas atualmente.
Bateria integrada ou removível: conheça as vantagens e desvantagens
Os resultados de testes apontam, por exemplo, que baterias de íons de sódio duram até 2 mil ciclos, contra, em média, 300 a 500 ciclos oferecidos por modelos que usam íons de lítio.
Além disso, é a primeira vez que se consegue obter uma células de sódio no formato 18650, importante tanto para a indústria de eletrônicos, na aplicação em notebooks, quando para a indústria automotiva, para a fabricação de carros elétricos, como o Model S, da Tesla.
Os pesquisadores não divulgaram como a tecnologia funciona. Só se sabe as dimensões do formato 18650, que compreende um células cilíndricas com 1,8 cm de diâmetro e 6,5 cm de altura, além da performance, que chega a 90 watt-hora/kg.
Acredita-se que a geração de energia com íons de sódio pode render ainda mais, ultrapassando o limite de 2 mil ciclos e oferecendo, em um futuro próximo, baterias que não precisam ser trocadas por muito tempo. Ainda não há, porém, previsão para que a tecnologia chegue ao mercado.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que é Cyber Monday? Veja dicas para achar os melhores descontos
- Fim do Xbox One X e Xbox One S: Microsoft encerra fabricação de consoles
- Resident Evil 3: veja requisitos mínimos para rodar o jogo no PC
- Galaxy Alpha ou iPhone 6? Veja qual smartphone é o 'top dos tops'
- Scaner da Fuel3D eleva selfie a outro nível e pode até lançar tendência
- Preview gratuito do Office no Windows 10 já está com os dias contados
- Como aumentar o FPS em League of Legends e fazer o PC rodar bem o jogo
- Novo bug do Android permite hackear aparelhos usando apps de fabricantes
- The Legend of Zelda tem trecho recriado por fã com gráficos incríveis
- Como rastrear um objeto ou encomenda pelo site dos Correios